Gaudium news > Assembleia Geral dos Bispos do Brasil entra no penúltimo dia com foco na formação presbiterial

Assembleia Geral dos Bispos do Brasil entra no penúltimo dia com foco na formação presbiterial

São Paulo (Sexta, 30-04, Gaudium Press) O penúltimo dia da 47ª Assembléia Geral dos Bispos do Brasil, que acontece em Itaici, Indaiatuba (SP), teve como foco central das discussões as considerações finais dos prelados acerca o tema central da Assembleia, “Formação Presbiteral: desafios e diretrizes”.

O dia começou com uma missa celebrada pelo bispo emérito de Mogi das Cruzes (SP), dom Paulo Mascarenhas Rôxo, e contou com a presença de vários bispos eméritos. Em seguida, todos rumaram para o auditório onde se reuniram em grupo para discutir as apreciações final do documento e temas como a Missão Continental.

Em entrevista exclusiva à Gaudium Press, o porta-voz da Assembléia e arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, fez um balanço destes dias de encontro em Itaici e afirmou que todos os resultados foram altamente positivos.

“Tivemos a votação e a aprovação do documento das diretrizes da formação presbiterial, que seguirá para Roma para sua aprovação e depois entrará em vigor no Brasil”.

Ainda segundo Dom Orani, os trabalhos que estão sendo realizados nas dioceses tem mostrado o crescimento da Igreja no Brasil e todos estes resultados estão sendo apresentados nesta Assembleia Geral.

“Eu creio que permanece aquela certeza que a igreja do Brasil, sempre cada vez mais animada pela evangelização, continua sua missão na sua diversidade de situações, de regiões que o Brasil é e tem além desta presença ao interno dela, de trabalhar ainda mais pela evangelização, ter uma palavra a dizer para esta sociedade que quer muita mudança, que quer ser transformada e que não agüenta mais esta situação. A igreja tem sempre que dizer os caminhos que o evangelho nos sugere para que isso aconteça”.

Está marcada para hoje uma entrevista coletiva com Dom Orlando Brandes, arcebispo de Londrina (PR), Dom Leonardo Ulrich Steiner, bispo prelado de São Félix (MT) e Dom Angélico Sândalo Bernardino, bispo emérito da Diocese de Blumenal (SC).

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas