Gaudium news > México volta atrás e confirma oitava morte por gripe suína no país

México volta atrás e confirma oitava morte por gripe suína no país

Cidade do México (Quinta, 30-04-2009, Gaudium Press) Segundo o secretário da Saúde do México, José Ángel Córdova, afirmou em entrevista coletiva dada ontem o número de mortos no México pela gripe suína subiu de sete para oito. Ele havia anunciado na segunda-feira que 22 mortes no país teriam sido causadas pela doença, mas teve de voltar atrás nesta terça. Córdova acrescentou que agora os métodos para a detecção com “determinação genômica” dão às autoridades uma “ideia mais objetiva” sobre os casos reais.

O México é o país mais atingido pela doença e o foco provável dos casos registrados em outros oito países. Apenas nesta quarta-feira foi registrado o primeiro caso de vírus em uma pessoa que não esteve no país, um espanhol provavelmente infectado por ter entrado em contato com um doente que visitou o México.

Oito pessoas – sete no México e um bebê mexicano nos EUA – teriam morrido por conta da gripe suína, informou um relatório da OMS (Organização Mundial de Saúde) divulgado na tarde desta quarta-feira. De acordo com o documento, 148 casos foram comprovados no mundo: Estados Unidos (91), México (26), Áustria (1), Canadá (13), Alemanha (3), Israel (2), Nova Zelândia (3), Espanha (4) e Reino Unido (5).

O secretário de Saúde afirmou que o México está usando agora métodos eficientes para a detecção do vírus suíno, que tornaram possível a detecção desses casos. Ele disse que nesta quinta-feira serão feitos mais 140 exames. 176 mortes no país podem ter sido causadas pela doença e há mais de 2.000 casos suspeitos de infecção pela gripe suína.

Para tentar impedir o alastramento da doença, o governo mexicano anunciou novas medidas nesta quarta-feira, como a suspensão dos trabalhos na administração pública federal entre esta sexta-feira e a próxima terça (5). Córdova pediu que também os governos dos 32 Estados e dos mais de 2.500 municípios mexicanos suspendam as atividades.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas