Gaudium news > Patriarca que instituiu veneração de imagens é tema de catequese do Papa na audiência geral da semana

Patriarca que instituiu veneração de imagens é tema de catequese do Papa na audiência geral da semana

Cidade do Vaticano (Quarta, 29-04-2009, Gaudium Press) São Germano, segundo Bento XVI, foi o homem que deu início à cultura católica de representação de imagens sacras. E é por esse motivo que o monge foi o tema da catequese do Papa da audiência geral da semana, realizada hoje pela manhã, na Praça de São Pedro. Cerca de 40 mil pessoas ouviram Bento XVI.

A fala sobre o Patriarca de Constantinopla dá prosseguimento à série de apresentações de antigos teólogos e de figuras eminentes da história da Igreja Católica que Bento XVI vêm fazendo há alguns meses, especialmente durante as audiências gerais.

O Papa explicou que Germano foi um Patriarca de Constantinopla, conhecido sobretudo por defender a devoção pelos ícones e imagens sagradas. Na época, relatou o Santo Padre, Germano enfrentou uma dura campanha iconoclasta – contra essa forma de adoração – do Imperador de Bizâncio, que pretendia destruir todas as figuras. Como não conseguiu evitar o estrago, Germano se viu forçado a desistir, e optou pela reclusão em um monastério, onde permaneceu até morrer no completo esquecimento.

De acordo com Bento XVI, seu nome só foi lembrado mais tarde, no Segundo Concilio de Niceia, no ano 787, onde ganhou grande destaque e no qual foram reconhecidas suas conquistas. O concílio ratificou a tradição de venerar imagens.

“Germano é lembrado também por sua atenção ao respeito à retórica durante uma alocução, como é característico na tradição bizantina, convencido de que a beleza dos hinos, composições poéticas e homilias é tão importante na liturgia quanto a beleza dos lugares em que se celebra”, acrescentou Bento XVI.

Para o Papa, a mensagem de Germano é clara: “Ainda que o pecado e a sujeira nos obscurem a face, a fé deve nos ajudar a enxergar a presença de Deus na Igreja e em cada pessoa”.

“Há uma certa visibilidade de Deus no mundo, na Igreja, que devemos aprender a perceber. Deus criou o homem à sua imagem. Mas esta imagem foi coberta pela enorme sujeira do pecado, e por conta disso Deus quase não transparecia mais. As santas imagens nos ensinam a enxergar Deus na representação da Face de Cristo. Após a encarnação do Filho de Deus, tornou-se possível enxergar Deus nas imagens de Cristo e também na face dos santos, na face de todos os homens nos quais resplandece a santidade de Deus”, disse Bento XVI.

Ao final, saudou os fiéis em diversas línguas, entre as quais o português:

“Amados peregrinos de língua portuguesa, uma saudação afetuosa para todos, especialmente para os grupos do Brasil e de Portugal! Que a vossa amorosa adesão a Cristo e à Sua Igreja se robusteça ao professardes a fé nestes lugares santificados pelo testemunho dos Apóstolos Pedro e Paulo, que serviram Cristo e amaram a Igreja até ao martírio. A todos sirva de estímulo e conforto a Bênção que vos dou a vós, aos vossos familiares e comunidades eclesiais”.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas