Gaudium news > Faculdade Católica de Santa Catarina promoverá um tríduo sobre animação bíblica da pastoral

Faculdade Católica de Santa Catarina promoverá um tríduo sobre animação bíblica da pastoral

logo facasc.jpg

Florianópolis (Quinta-Feira, 24/05/2012, Gaudium Press) A partir do Concílio Vaticano II, a Bíblia foi conquistando espaço e recuperando sua condição de valor fundamental na vida e na missão da Igreja. E com o tempo, o desejo de conhecimento e de vivência da Palavra fez surgir a prática da leitura, da reflexão e da animação bíblica. Com a proximidade do mês da Bíblia, em setembro, a FACASC (Faculdade Católica de Santa Catarina) promoverá um tríduo bíblico sobre “Animação Bíblica da Pastoral”, de 4 a 6 de junho, na sede da universidade, em Florianópolis.

De acordo com os organizadores do evento, o tríduo servirá como repasse do 1º Congresso Nacional de Animação Bíblica da Pastoral, realizado em outubro de 2011, e retomado pela recente Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Naquela ocasião, o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Animação Bíblico-Catequética da CNBB, dom Jacinto Bergmann, destacou três funções da animação bíblica da pastoral: ser caminho de conhecimento e interpretação da palavra de Deus; ser caminho de comunhão e oração da Palavra e ser caminho de evangelização e proclamação da Palavra.

É importante destacar ainda que falta pouco mais de um mês para a Igreja celebrar o mês da Bíblia, em setembro, que foi criado em 1971 com a finalidade de instruir os fiéis sobra a Palavra de Deus e a difusão da Bíblia. A ideia de dedicar um mês inteiro a Palavra de Deus foi fundamental para aproximar a Bíblia do povo de Deus e até hoje tem contribuído eficazmente para o crescimento da animação bíblica de toda a pastoral. E essa iniciativa de Santa Catarina será uma oportunidade para preparar os participantes para viverem com ardor e devoção o mês da Bíblia.

A programação do tríduo contará com atividades pela manhã, das 8h30min às 11h e à noite (apenas nos dias 4 e 5), das 19h às 22h. Na abertura do evento, no dia 4, será apresentada a palestra “A Animação Bíblica da Pastoral no Brasil”, proferida por dom Jacinto Inácio Flach, bispo da diocese de Criciúma, e pelo padre Antônio Mendes. No mesmo dia, à noite, haverá a palestra “Da Pastoral Bíblica à Animação Bíblica de toda a Pastoral – do Concílio aos nossos dias”, com o padre Osmar Debatin, da diocese de Rio do Sul.

Já no dia seguinte, pela manhã, o padre Marcos Antônio Costa, da diocese de Lages, falará sobre “A Igreja num mundo em mudança”. Ainda no turno da manhã, padre Márcio Martins Rosa, da diocese de Caçador, fará a explanação sobre o tema “A Pastoral na vida da Igreja – Repensando a Missão Evangelizadora em tempos de mudança”. À noite, os professores Sílvia Togneri e Celso Loraschi, da Arquidiocese de Florianópolis, falarão sobre o tema “A Palavra preparada, encarnada e anunciada”.

O tríduo será encerrado na manhã do dia 6, com a palestra “A Palavra de Deus é viva e eficaz”, proferida pela irmã Marlene Bertoldi e pela Comissão Regional de Animação Bíblica da Pastoral. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo telefone (48) 3234-0400.

1º Congresso Brasileiro de Animação Bíblica da Pastoral

Realizado de 8 a 11 de outubro de 2011, em Goiânia, o 1º Congresso Brasileiro de Animação Bíblica da Pastoral, foi promovido pela CNBB, através da Comissão Episcopal Pastoral para Animação Bíblico-catequética e pela Sociedade de Catequistas Latino-americanos.

Para dar a todos a atitude do discípulo, que escuta para colocar em prática o que o Senhor diz, e a graça de dinamizar a Animação Bíblica da Pastoral, durante o evento foi proposto o seguinte:

a) que a conversão pessoal e pastoral, solicitada pelo documento de Aparecida, seja fortemente alimentada pela leitura diária e a vivência da Palavra de Deus, priorizando o método da Leitura Orante:

b) que a iniciação à vida cristã, formando verdadeiros discípulos missionários, seja alimentada e dinamizada pela Palavra de Deus;

c) que a família e as comunidades se congreguem ao redor da Palavra de Deus e, à sua luz, reforcem as suas relações de vida e de comunhão;

d) que todas as iniciativas na Igreja partam da Palavra de Deus, por ela se iluminem, se alimentem e se avaliem:

e) que todas as Igrejas Particulares invistam na formação bíblica dos leigos e leigas e na formação bíblica-pastoral dos seminaristas e dos presbíteros;

f) que a leitura das Sagradas Escrituras nos converta ao acolhimento, à convivência fraterna e à colaboração mútua de todos os cristãos promovendo um verdadeiro ecumenismo;

g) que nós, convertidos pela Palavra de Deus, sejamos agentes transformadores da sociedade, a favor dos mais necessitados, tendo em vista o Reino de Deus que também é nosso. (FB/JS)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas