Preparação para a JMJ Rio 2013 conta com simulado de Catequese
Rio de Janeiro (Segunda-feira, 14-05-2012, Gaudium Press) O Comitê Organizador Local (COL) da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), está mobilizando toda a Arquidiocese do Rio de Janeiro para no próximo dia 19 de maio, participar do 1º Simulado de Catequese realizado em 35 paróquias da Arquidiocese das 8h30 às 13h.
Durante o simulado, as igrejas que sediarão o encontro ficarão abertas para receber os peregrinos das mais diversas paróquias e comunidades do Rio de Janeiro para uma manhã de partilha e oração.
O Coordenador Geral da JMJ Rio 2013, Monsenhor Joel Portella Amado, apresentou alguns dos vários objetivos que levaram o COL a organizar o Simulado de Catequese.
Segundo ele “o primeiro objetivo é ajudar a gerar uma consciência da Jornada Mundial da Juventude. Dentro desta consciência, a segunda finalidade é mostrar que embora seja a Jornada da Juventude, não é exclusivamente dos jovens, mas de toda a Igreja. Em terceiro, que se compreenda que a Jornada tem muitas outras coisas que não se restringem às grandes celebrações, como, por exemplo, as catequeses”.
O Simulado visa auxiliar especialmente os fiéis que nunca participaram de uma JMJ a compreender na prática o que é uma catequese e o que acontece na vida dos que residem na região onde ocorre o evento.
O encontro mostrará também se a estrutura física e os locais estão prontos para acolher os peregrinos que virão para o encontro com o Papa em 2013.
O lema que irá guiar o 1º Simulado de Catequese promovido pelo COL coordenado pelo Setor de Preparação Pastoral é retirado de uma das epístolas de São Paulo que diz: “Sede firmes na prática da hospitalidade” (Rm 12, 13).
Os padres Arnaldo Rodrigues e Leandro Lenin, coordenadores do setor, ressaltaram que a execução das atividades do encontro irão seguir o mesmo padrão da catequese de uma JMJ.
“Vamos trabalhar justamente a questão da acolhida da Jornada, da hospitalidade. Vamos falar um pouco também, dentro do tema, sobre o que é a Jornada Mundial da Juventude”, declarou o Padre Arnaldo.
Padre Leandro explicou que a programação do evento está dividida da seguinte forma: ” animação inicial; oração; abertura; palavra de boas vindas; pregação e espaço para perguntas. Simultaneamente acontecerão confissões. E o encerramento será com a celebração eucarística”.
A lista das paróquias que sediarão o evento encontra-se no site www.rio2013.com . (EPC)
Com informações da Arquidiocese do Rio de Janeiro.
Deixe seu comentário