Gaudium news > São João de Ávila será proclamado Doutor da Igreja

São João de Ávila será proclamado Doutor da Igreja

Madri (Quinta-feira, 03-05-2012, Gaudium Press) A Conferência Episcopal Espanhola (CEE), aprovou, durante assembleia plenária, uma mensagem sobre São João de Ávila, por ocasião de sua próxima proclamação como Doutor da Igreja Universal por Bento XVI.

Sao Joao de Avila_2.jpg
São João de Ávila

O santo será o quarto espanhol -após Santo Isidoro de Sevilha, São João da Cruz e Santa Teresa de Jesus- e o 33º a nível mundial.

Na mensagem, os prelados explicam que a “originalidade” deste santo residia em seu “consistente e atualizado saber teológico, na segurança de seus ensinamentos e no cabal conhecimento dos Padres, santos e dos grandes teólogos”.

Segundo os bispos, São João de Ávila será nomeado doutor por seu estudo e contemplação “com singular clarividência” aos mistérios da fé, assim como por ser capaz de expô-los aos fiéis para que lhes sirvam como guia em sua formação e em sua vida espiritual e por viver “de forma coerente” com seu ensinamento.

Sua sabedoria também é destacada, além de sua promoção pelas distintas vocações na Igreja: a leiga, a vida consagrada e o sacerdócio.

São João de Ávila é definido como uma pessoa “desprendida, generosa, apaixonada por Deus” e desapegado aos bens materiais durante toda a sua vida.

Os bispos recordam que o Santo, após ser ordenado sacerdote em 1526, celebrou sua primeira missa em sua cidade natal e a festejou convidando os pobres para partilharem dos alimentos servidos em sua mesa e repartindo entre eles sua herança.

Diziam sobre ele que se por desgraça, a Bíblia fosse extinta, por qualquer motivo, ele sozinho a restituiria à Igreja, pois a sabia de cor. Esse foi um dos motivos pelos quais se tornou um grande escritor.

Nascido em Almodóvar del Campo (Cidade Real), em 1499 ou 1500, João de Ávila, cresceu e se formou em um ambiente cristão. Estudou Leis na Universidade de Salamanca e Artes e Teologia na de Alcalá. Sua ordenação foi em 1526.
Em 1946 foi declarado patrono do clero secular da Espanha pelo Papa Pio XII e em 1970 foi canonizado pelo Papa Paulo VI.

Os prelados espanhóis asseguram que a voz de São João de Ávila continua “potente, humilde e atualíssima” nesses momentos em que uma nova evangelização se torna urgente. (EPC)

Com informações da ACI.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas