Neste domingo a Diocese de Novo Hamburgo terá retiro missionário jovem
Novo Hamburgo (Quarta-Feira, 25/04/2012, Gaudium Press) O Conselho Missionário Diocesano (COMIDI) de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, com o respaldo do Setor Jovem, promoverá no próximo domingo, dia 29 de abril, o Retiro Missionário Jovem, com o tema “Jovens na Igreja e no mundo” e com o lema emprestado da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013 “Ide e fazei discípulos todos os povos”.
De acordo com os organizadores do encontro, o momento será marcado pela oração e reflexão para que os jovens participantes tenham um encontro com Jesus Cristo, além de mobilizar a juventude diocesana a se engajar de alguma forma na realização das Santas Missões Populares (SMP), que vão acontecer em todas as paróquias ao longo do ano. A JMJ não estará na ordem do dia.
Voltado para jovens engajados na Igreja, a proposta de evangelização do retiro reunirá simultaneamente dois grupos distintos, separados por faixas etárias nos seguintes locais: jovens de 13 a 17 anos, no Colégio Marista Pio XII, e a partir de 18 anos, no Salão Nobre da Catedral Basílica São Luiz Gonzaga. O primeiro grupo terá a oportunidade de refletir sobre a dimensão catequética, enquanto o segundo grupo sobre a Doutrina Social da Igreja, com aprofundamento da fé, moral e ética.
A programação do evento terá início às 9h e o almoço ocorrerá no mesmo local dos retiros. O encerramento das atividades acontecerá às 16h, com a celebração eucarística presidida pelo bispo de Novo Hamburgo, Dom Zeno Hastenteufel. Nesse momento também haverá o envio dos jovens para a missão.
Para o coordenador do Setor Jovem da diocese, padre Miguel Arnold, a opção por um Retiro Missionário Jovem foi um pedido de Dom Zeno. Ele também destacou que o Setor Jovem Diocesano deu ênfase a uma missão específica para que os jovens da região possam ser realmente “apóstolos de jovens”, e esse retiro é a melhor oportunidade para se apresentar esse projeto.
“Os jovens precisam sentir a confiança e a esperança que a Igreja tem em relação a eles para esta missão. O Papa João Paulo II, no Jubileu do ano 2000, já chamava a Igreja para uma nova Evangelização, e os jovens com sua alegria, sua criatividade e seu amor pela Igreja são essenciais para isso”, afirmou padre Miguel.
Mais informações nas secretarias paroquiais ou pelo e-mail retiro@linhad.com.br. (FB/JS)
Deixe seu comentário