Gaudium news > Religiosas enclausuradas da Irlanda rezam e trabalham pelo Congresso Eucarístico Internacional

Religiosas enclausuradas da Irlanda rezam e trabalham pelo Congresso Eucarístico Internacional

Glencairn (Quarta-feira, 25-04-2012, Gaudium Press) As religiosas enclausuradas da abadia de Santa Maria, em Glencaim, Irlanda, são as responsáveis por fabricar 250 mil hóstias para o próximo Congresso Eucarístico Internacional. “Nos sentimos muito, muito privilegiadas de trabalhar para o Congresso Eucarístico”, afirmou Irmã Fiachra Nutty, vocação tardia da Ordem Cisterciense, em entrevista à Radio Vaticano.

“Toda nossa existência gira em torno da celebração eucarística, por ser uma ordem de clausura não deixamos nossa sede, estamos muito focadas em Deus e sua presença aqui conosco”, acrescentou. As religiosas dedicam suas preces há vários meses, implorando pelos frutos espirituais do evento.

abadia cistercience.jpeg
A abadia de Santa Maria é o unico mosteiro cisterciense para mulheres na Irlanda

Sobre os detalhes da fabricação de pão para as Eucaristia, a religiosa explicou que só serão utilizados dois ingredientes: uma farinha especialmente fabricada para o uso religioso e a água dos mananciais de Glencairn. As hóstias não terão desenhos, de acordo com a tradição da congregação. “Nossa ênfase como Cistercienses é fazer a vida tão simples como seja possível e focada somente em Deus”, explicou Irmã Fiachra. “Assim tendemos a nos afastar de fazê-las adornadas de modo algum”, acrescentou.

“A diferença é que o pão que fazemos é mais substancial que outros”, explicou a religiosa, afirmando que as hóstias serão “um pouco mais grossas”. Os tamanhos, que varia desde as hóstias de grande tamanho usadas nas catedrais até as hóstias pequenas para distribuir aos fiéis, se adequarão às diretrizes da liturgia. “A ideia é seguir as instruções gerais do Missal Romano da época de litrugia renovada do Concílio Vaticano II, que sugeriu que fizéssemos hóstias suficientemente grande para serem partidas e compartidas”, comentou Irmã Fiachra.

Contudo, segundo a religiosa, muito mais importante que a preparação material dos elementos litúrgicos é a preparação espiritual até o Congresso Eucarístico. Este trabalho interior tem sido colocado em marcha há muitos meses na abadia. “Todo nosso ser nos últimos meses tem ficado concentrado em rezar pelos frutos do Congresso, porque não é novo para ninguém que nossa Igreja passa por grandes dificuldades”, expôs a religiosa. “Realmente vemos este congresso como uma forma de reconstruir a Igreja”.

A participação das Cistercienses nas atividades do Congresso Eucarístico Internacional será diferente, e já começou no interior da abadia. “Aprendemos com grande alegria o hino do Congresso. Também temos a alegria de poder seguir todos os eventos através da internet. Assim nos sentimos deverá muito parte deste Congresso, ainda que observamos nossas regras de clausura estritamente”, explicou Irmã Fiachra. “Em espírito e oração nos uniremos a toda Igreja”.

O 50º Congresso Eucarístico Internacional ocorrerá na cidade de Dublin, na Irlanda, de 10 a 17 de junho deste ano, com o tema “A Eucaristia: Comunhão com Cristo e entre nós”. (BD/JS)

Com informações da Rádio Vaticano.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas