Gaudium news > Caridade é a solução para a crise na Europa

Caridade é a solução para a crise na Europa

Cardeal Rouco Varela.jpg
Aos bispos, Dom Antonio Rouco Varela disse que somenre a caridade pode afastar a crise na Europa

Madri (Quarta-feira, 25-04-2012, Gaudium Press) Em seu discurso proferido na abertura da 99ª Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Espanhola, o Arcebispo de Madri, Cardeal Antônio Maria Rouco Varela disse que “sem a caridade, sem a generosidade sincera, movida pelo amor de Deus e do próximo, será impossível introduzir as mudanças necessárias no estilo de vida e dos costumes sociais e políticos que estão conduzindo à crise e vai continuar, mesmo sendo solucionados os problemas mais graves”.

O Arcebispo explicou que “não é nossa missão entrar na análise nem nas soluções propriamente econômicas e políticas. O Plano Pastoral não o fará. Mas sim, é nosso dever de pastores da Igreja ajudar na análise cultural e moral necessárias para chegar ao fundo das causas da situação difícil que vivemos”.

O prelado disse ainda que “para superar a crise é preciso afastar-se da ganância que dá asas à identificação ilusória de felicidade com a mera acumulação de bens, a busca irresponsável do enriquecimento ilícito, assim como a cultura do endividamento excessivo que ameaça o presente e gera encargos para os mais jovens”.

Depois de animar e salvaguardar “a justiça e a proteção dos mais fracos”, o Cardeal afirmou que “nunca vamos conseguir o suficiente para ajudar os que sofrem mais duramente as consequências da crise mediante do voluntariado ou da contribuição financeira através da Caritas e outras instituições de assistência e prevenção”.

Logo após recordar a ação necessária da Caritas, o cardeal afirmou que além da caridade “é igualmente necessária para a duradoura boa ordem da vida pessoal e social, a Nova Evangelização em toda a sua profundidade de conversão a Deus”.

Dom Rouco Varela finalizou afirmando que, “sem fé não pode haver a verdadeira caridade, capaz de limpar os obstáculos para esta imprescindível liberdade espiritual que dá frutos abundantes de justiça, solidariedade e paz”. (LB/JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas