Cidade paranaense de Maringá sediará a II Semana de Arquitetura e Arte Sacra
Maringá (Terça-Feira, 24/04/2012, Gaudium Press) A Comissão de Arquitetura e Arte Sacra da Diocese do Divino Espírito Santo, em Umuarama, no Estado do Paraná, promoverá de 20 a 25 de agosto, com o tema “Liturgia, Arte e Arquitetura: um espaço para celebrar”, a II Semana de Arquitetura e Arte Sacra, no Centro de Formação Jesus Bom Pastor, na cidade de Maringá. As inscrições para o evento já estão abertas.
De acordo com os organizadores do evento, a ideia da criação dessa semana foi contextualizada na importância da realização de celebrações de gestos religiosos e sinais sagrados que o Salvador mandou repetir em sua memória. E para que esses espaços sejam adequados às finalidades transcendentes a que se destinam, a Igreja caracteriza esses espaços com os atributos do sagrado, o que faz pela reserva exclusiva e pela expressão artística.
A coordenação do evento ainda explica que para que os espaços celebrativos sejam idôneos para condigna realização da ação litúrgica os encontros da semana visam orientar e dar suporte litúrgico, técnico, e artístico sobre alguns aspectos do espaço litúrgico, as paróquias, ou comunidades religiosas, que vão construir, reformar, ampliar, restaurar ou executar qualquer alteração no seu espaço sagrado.
Padre Claudemir Caprioli |
Deste modo a Igreja pode manter-se fiel à sua tradição milenar de dar afetação pública e permanente para o culto e de conferir caráter sagrado àqueles espaços, edifícios ou lugares que o justifiquem.
O objetivo principal da II Semana de Arquitetura e Arte Sacra é aguçar o olhar e aprofundar o conhecimento dos profissionais e da comunidade que trabalham na área, para que projetos de construção, reformas e restaurações dos espaços celebrativos e sagrados respondam às exigências da liturgia, em seus aspectos arquitetônicos, simbólico e funcional.
Este é um evento voltado, principalmente, aos profissionais de arquitetura, engenharia, artes plásticas, estudantes, presbíteros, diáconos, religiosos, membros dos Conselhos Paroquiais de Economia e Administração, leigos e técnicos (decoradores e organizadores do espaço celebrativo para casamentos e formaturas, som e iluminação) e também todos aqueles que, direta ou indiretamente estejam envolvidos em construções e reformas das obras das Igrejas e demais pessoas interessadas.
A organização da semana estima a participação de cerca de 250 pessoas pertencentes às Dioceses do Paraná, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo. Informações e inscrições pelo telefone (44) 9817-1299, com Ângela, ou pelos e-mails lainoarquitetura@oi.com.br e espacoliturgico@diocesedeumuarama.org.br.
A programação do evento iniciará na segunda-feira, dia 20 de agosto, às 17h, com o credenciamento e acomodação dos participantes. No dia 21, as atividades iniciam às 9h com a apresentação dos participantes. Logo após haverá a celebração da santa missa. No turno da tarde será realizada a palestra “O sagrado como linguagem e fundamento de todo trabalho na arte sacra”, proferida por Cláudio Pastro.
Já no dia seguinte, dia 22, o dia começará com a celebração eucarística, às 7h30min. E o ponto forte do dia será a palestra sobre “Mesa do sacrifício e banquete pascal, ponto de convergência de todas as linhas do espaço litúrgico”, proferida pelo padre Gustavo Haas. Na quinta-feira, dia 23, a palestra do dia será dada por dom Ruberval Monteiro da Silva sobre “A linguagem das linhas e cores dentro do espaço litúrgico”.
No dia 24 de agosto, sexta-feira, o padre Claudemir Afonso Caprioli e a arquiteta Ângela Laino falarão sobre a “Arquitetura e Arte Sacra: a pedra que fala”. Um momento marcante neste dia será a visitação às paróquias da comunidade (a serem definidas ainda), a partir das 14h. O debate sobre as visitas e a exposição dos trabalhos acontecerá às 20h.
No último dia do encontro, 25, o padre Claudemir Caprioli apresentará a palestra “A implantação da Comissão Diocesana de Arte Sacra”. Haverá ainda uma partilha das dioceses e avaliação do encontro, com a escolha da diocese para o III Encontro Regional de Arquitetura e Arte Sacra de 2014. O encerramento se dará ao meio dia com o almoço de confraternização.
Por fim, os coordenadores do evento destacam que no mundo contemporâneo percebe-se que as pessoas perderam o sentido do sagrado, e, portanto, tudo passou a ser permitido, e assim as pessoas precisam reencontrar o seu norte, sua meta, seu eixo, para reencontrar sua fé cristã. Somente em Cristo, por Ele e nEle, podemos repousar nosso olhar e redirecionar nossa humanidade na “Beleza que tudo Salva”. (JSG)
Deixe seu comentário