Bispos reunidos em Aparecida debatem tema central do encontro e fazem homenagem os prelados eméritos
Dom Dimas Lara Barbosa, Dom Geraldo Lyrio da Rocha, Dom Murilo Krieger e Dom Armando Bucciol |
Aparecida (Sexta-feira, 20-04-2012, Gaudium Press) No segundo dia da 50ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, o assunto abordado foi o tema central do encontro: “A Palavra de Deus na Vida e na Missão da Igreja”. A questão também foi tratada durante entrevista coletiva concedida à imprensa.
Para responder às perguntas dos jornalistas, estiveram presentes o ex-presidente da CNBB e Arcebispo de Mariana (MG), Dom Geraldo Lyrio Rocha, o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger e o Bispo de Livramento de Nossa Senhora (BA), Dom Armando Bucciol.
Dom Geraldo ressaltou a felicidade dos bispos em celebrar os 50 anos de assembleias da cnbb. Dom Murilo, por sua vez, ressaltou a importância da CNBB, que, segundo ele, “vai além de suas contribuições feitas por meio de publicações de documentos”.
Sobre o tema central da Assembleia, Dom Murilo explicou que o texto foi debatido em grupos e a ideia é produzir um documento sobre “como fazer com que a Palavra de Deus seja a grande luz para a atividade episcopal”.
Outro ponto abordado na entrevista coletiva foi a atual situação da revisão do Missal Romano. Dom Armando, que preside a Comissão Episcopal para os Textos Litúrgicos informou que “não se trata apenas de uma tradução, mas de revisão e adaptação à linguagem que constantemente evolui”.
O Bispo de Livramento de Nossa Senhora completou dizendo que é necessário refletir muito bem cada palavra e cada expressão da liturgia.
Ainda nesta quinta-feira, a Presidência da CNBB, emitiu uma nota enviada ao Papa Bento XVI, por ocasião da 50ª
Presidência da CNBB encaminhou carta ao Papa Bento XVI |
Assembleia Geral.
Na mensagem a entidade afirma que nesta reunião jubilar se inciam as comemorações do 50º aniversário do Concílio Vaticano II, que se estenderão por quatro anos no Brasil e que durante esse período, os prelados vão procurar ouvir de novo a voz do Espírito, que falou no Concílio Vaticano II, dando especial destaque ao Ano da Fé e ao precioso dom do Catecismo da Igreja Católica.
A presidência continua sua nota explicando que o tema central dessa assembleia visa procurar “acolher melhor nas dioceses a Exortação Apostólica Pós-Sinodal Verbum Domini”.
A mensagem lembra ainda os sete anos de pontificado de Bento XVI expressando as congratulações do episcopado brasileiro, inclusive com o oferecimento da Santa Missa nas intenções do Papa.
Bispos eméritos participaram da Missa de Ação de Graças no Santuário Nacional |
Além disso, a presidência da CNBB lembrou a Jornada Mundial da Juventude afirmando que a Igreja no Brasil, com seus jovens, “prepara-se, com alegre expectativa para a próxima Jornada Mundial da Juventude, em julho do próximo ano, no Rio de Janeiro.
Já nesta sexta-feira os bispos participaram da Celebração Eucarística no Altar Central, do Santuário Nacional de Aparecida. A Santa Missa foi em ação de graças aos cerca de 150 bispos eméritos da Igreja no Brasil.
A celebração foi pelo cardeal Arcebispo emérito de São Paulo, Dom Cláudio Hummes. Em sua homilia, Dom Cláudio dirigiu-se especialmente aos prelados reforçando que eles são anunciadores da Palavra de Deus e agradeceu o apoio da CNBB aos bispos eméritos.
O Cardeal também citou que “ir ao encontro dos fiéis e trazê-los para a Igreja é uma das grandes preocupações do Papa Bento XVI.
No início da celebração, os bispos eméritos foram homenageados pela dedicação e trabalho na Igreja do Brasil.
Luciano Batista
Deixe seu comentário