Gaudium news > Novos guardas suíços prestarão juramento de fidelidade ao Papa

Novos guardas suíços prestarão juramento de fidelidade ao Papa

guarda suíça.jpg
Guarda Suíço faz seu juramento durante cerimônia

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 18-04-2012, Gaudium Press) Como acontece todos os anos, também no próximo dia 6 de maio, que cai no domingo, no Vaticano, os 26 novos guardas suíços prestarão juramento à bandeira do Corpo da Guarda, invocando a Trindade e os santos padroeiros.

O serviço da Guarda Suíça Pontifícia teve início em 22 de janeiro de 1506 com a chegada dos primeiros 150 suíços a pedido do Papa Júlio II. A data do juramento, 6 de maio, por sua vez, foi escolhida em comemoração da heróica morte de 147 soldados em defesa do Papa Clemente VII, na fuga do Palácio Apostólico em Castel Sant’Angelo, no dia 6 de maio de 1527 durante o “saque de Roma”.

A celebração terá início com as Vésperas para os recrutas e seus pais na Igreja Santa Maria em Campo Santo, a primeira igreja usada pelos suíços antes da construção da própria capela. A igreja, na capela esquerda, conserva também os restos mortais dos 147 mortos em 1527.

No dia do juramento, às 7h15, será celebrada a Missa para os recrutas, o Corpo e os familiares no altar da Cátedra da Basílica vaticana. Em seguida, às 10h30 acontecerá a cerimônia no Pátio São Dâmaso.

Giub 40 20060122 Sistina Angelus Medaillen Foto Stefan Meier 432.jpg
O serviço da Guarda Suíça Pontifícia teve início em 22 de janeiro de 1506

O Santo Padre será representado pelo substituto da Secretaria de Estado, Mons. Angelo Becciu, que pela primeira vez assistirá, desde quando assumiu o cargo de seu predecessor, Mons. Fernando Filoni.

O dia terminará com um concerto às 17h no Piazzale della Galea, oferecido pela Polícia do Cantão de Lucerna. A Suíça será representada pelo novo embaixador suíço junto à Santa Sé, Dr. Paul Widmer; e o Exército pelo comandante do Corpo de Armas, André Blattmann.

A delegação do Cantão de Lucerna será liderada pela presidente, Senhora Yvonne Schärli.

Entre os 26 recrutas há suíços de três línguas do país: 16 de língua alemã, 5 de italiano e 4 de francês.

Para ser um guarda suíço é preciso ser homem de cidadania suíça que tenha vivido no país, católico praticante, de boa saúde, tendo prestado serviço militar no Exército suíço, solteiro com idade entre 19 e 30 anos. (AA)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas