Gaudium news > Dois bispos anglicanos se convertem à religião católica no Canadá

Dois bispos anglicanos se convertem à religião católica no Canadá

Otawa (Terça-feira, 17-04-2012, Gaudium Press) O Dia da Divina Misericórdia, 15 de abril, foi a solenidade escolhida por dois ex-bispos anglicanos canadenses, Peter Wilkinson e Carl Reid, para solicitarem sua admissão em plena comunhão com a Igreja Católica. Os líderes religiosos foram acompanhados em sua conversão por dois ministros anglicanos e um diácono, e também por uma parte dos fiéis de suas comunidades nas cidades de Otawa e Victoria.

Captura_de_tela.png
A conversão dos dois bispos teve a presença de uma parte dos fiéis de suas comunidades/ Foto: Arquidiocese de Otawa

Em entrevista à Rádio Vaticano, o arcebispo de Otawa, Dom Terrence Prendergast, afirmou ser este é o feliz desfecho de um processo de aproximação que começou há vários anos. “Respondemos um chamado de um grupo de anglicanos que desejavam estar em comunhão completa [com a Igreja]”, explicou Dom Prendergast. “É um grupo pequeno, mas significativo”, acrescentou, qualificando o sucesso da empreitada como um exemplo de fortalecimento da unidade e “um sinal positivo para outros”.

O arcebispo de Otawa explicou que estas comunidades receberão o apoio de sacerdotes católicos e estarão sob uma jurisdição especial. Conforme o prelado, estas comunidades não contarão com sacerdotes próprios, até que os ministros que pediram admissão à ordem sacerdotal realizem estudos de teologia e recebam a aprovação da Congregação para a Doutrina da Fé.

O arcebispo Prendergast também informou que os católicos provenientes do anglicanismo podem celebrar a Eucaristia celebrada com o rito especial admitido pela Constituição Apostólica Anglicanorum Coetibus, ou tomar parte em qualquer das celebrações e comunidades católicas, conforme conveniência.

A Eucaristia da Divina Misericórdia, celebrada para admitir os bispos e suas comunidades dentro da Igreja Católica, foi realizada sob forma específica autorizada pela Santa Sé. “Eu aprendi a celebrar a Santa Missa na tradição anglicana aprovada para este grupo”, comentou Dom Prendergast, que esclareceu ser ela muito similar a uma forma extraordinária utilizada pela Igreja Católica em certas ocasiões. “O sacerdote que trabalhou junto a eles aprendeu esta liturgia também e creio que isto os animará e confortará”, conclui o prelado.

Os fiéis anglicanos viveram ainda um processo de transição com o apoio das comunidades católicas locais, devidamente informadas do processo de inserção. A Marcha pela Vida e as vigílias frente às clínicas de aborto aconteceram conjuntamente e os agora membros da Igreja Católica assistiram à celebração do Via Crúcis, que foi organizada pela Arquidiocese de Otawa para a Semana Santa.

Com informações da Rádio Vaticano.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas