Gaudium news > A última surpresa de Deus será a morte, afirma cardeal-patriarca de Lisboa

A última surpresa de Deus será a morte, afirma cardeal-patriarca de Lisboa

Lisboa (Quinta-feira, 12-04-2012, Gaudium Press) Dom José Policarpo, cardeal-patriarca de Lisboa, declarou que a morte será “a última surpresa de Deus”.

cardeal-patriarca-lisboa.jpg
Dom José Policarpo
Cardeal-patriarca de Lisboa

Durante sua homilia pascal o purpurado explicou que “só a ressurreição de Cristo constrói em nós uma verdadeira abertura à vida eterna, prometendo-nos que a nossa morte, vivida na fé na ressurreição, será, neste mundo, para cada um de nós, a última surpresa de Deus”.

Ele declarou também que a vida post-mortem já é parcialmente experimentada aqui na Terra: “Cada um de nós pode vencer a morte porque Ele [Cristo] nos ensina a fazer da vida um dom. Sempre que se oferece a vida, com amor, já se venceu a morte”.

O cardeal-patriarca de Lisboa ressaltou a importância de enfrentar a vida como um caminho sem fim. “A grande vitória sobre a morte é abrir-se à imortalidade, é assumir a nossa vocação de peregrinos de outra pátria e de outra experiência de vida. Não sabemos como será essa forma de vida, será outra grande surpresa de Deus, apesar de já experimentarmos as suas primícias”, disse.

“Quando já muitos acreditavam que Ele era o Messias prometido e esperado, deixar-se matar é uma surpresa dramática que desdiz a fé” de seus discípulos. Mas a “surpresa da ressurreição”, obrigou a seus discípulos a começarem tudo de novo, “a reler todos os acontecimentos e palavras da sua convivência com Jesus, a dar um lugar à fé que, apesar de tudo, ela nunca tinha tido, e a abrirem-se a outras surpresas”.

O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa conclui dizendo que “em Cristo ressuscitado, a nossa vida pode ser o lugar da surpresa contínua do amor de Deus por nós”. (EPC)

Com informações da Agência Ecclesia.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas