Arquidiocese do Rio de Janeiro acolherá 11 novos sacerdotes
Rio de Janeiro (Terça-feira, 10-04-2012, Gaudium Press) No próximo dia 14 de abril, o Arcebispo Metropolitano do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta vai ordenar 11 novos sacerdotes para a Arquidiocese. A cerimônia religiosa está marcada para às 8h30 na Catedral Metropolitana de São Sebastião.
Dom Orani João Tempesta |
Com o lema “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura” (Mc 16, 15), a turma de Diáconos fecha um ciclo de oito anos de estudos no seminário e chega a uma nova etapa de sua vida, o sacerdócio.
Para o Diácono Arnaldo Rodrigues, ser Sacerdote é um chamado de Deus para unir-se ao Cristo mais radicalmente numa vocação específica. “Ser sacerdote é ser um condutor de almas, aquele que é a ponte entre o ser humano e Cristo. Não é algo exclusivamente humano, é um chamado de Deus. Ser Sacerdote é, antes de tudo, estar aberto ao que Deus quer para as nossas vidas. É um mistério de Deus”.
Nos últimos seis meses, desde a ordenação diaconal, eles exerceram o ministério em uma comunidade paroquial. O diácono Josué Modesto Bisker considera especial o momento em que foram morar na paróquia, porque a dedicação já não era mais dividida com a faculdade e os trabalhos do seminário. “Experimentamos um pouquinho o que é estar junto ao povo de Deus nos trabalhos administrativos, para se manter a estrutura de uma paróquia, e nas atividades pastorais, como o aconselhamento de pessoas de todas as idades, no acompanhamento das famílias. Foi uma experiência muito rica e que realmente já ilumina o que nos espera no sacerdócio”.
Segundo o Diácono Carlos Alberto Azevedo, a turma escolheu o lema “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura”, porque, além de estar em sintonia com o propósito da Jornada Mundial da Juventude Rio2013, ele expressa um chamado vocacional. “É um desejo do próprio Deus que não só levemos o Evangelho, mas sejamos esse Evangelho vivo, encarnado, como o próprio Cristo é para os seus”.
O Diácono diz ainda que o sacerdócio continua e amplia o serviço em favor do povo de Deus, sempre em comunhão com o próprio Senhor, porque é um dom recebido d’Ele, através da Igreja. “Eu espero continuar buscando ser fiel, lutando a cada dia por esta santidade através deste ministério e me configurando ao próprio Senhor, administrando os seus dons em favor da santificação e da salvação do povo de Deus”.
Na opinião do Diácono Irapuan de Oliveira, “no mundo de hoje, é um grande desafio para o Sacerdote viver a sua vocação, pois enquanto o mundo afasta as pessoas de Deus, o sacerdote é aquele que tem a missão de aproximá-las do Pai”.
Os futuros sacerdotes
- Diácono Arnaldo Rodrigues da Silva
- Diácono Carlos Alberto Azevedo Júnior
- Diácono Eufrázio Luiz Morais da Silva
- Diácono Flávio Matias Oliveira
- Diácono Irapuan de Oliveira Fonseca
- Diácono Josué Modesto Bisker
- Diácono Júlio César Lopes de Souza
- Diácono Leandro Lênin Silva Tavares Cardoso
- Diácono Rafael Siqueira Silva Pinho de Souza
- Diácono Rodrigo Luiz de Souza Azevedo
- Diácono Sérgio Luiz Mafra Santos
Deixe seu comentário