Arcebispo de Montevidéu afirma que a vida humana está acima da decisão presidencial
Arcebispo de Montevidéu, Dom Nicolas Cotugno |
Montevidéu (Terça-feira, 10-04-2012, Gaudium Press) O Arcebispo de Montevidéu (Uruguai), Dom Nicolas Cotugno, disse que vai pedir ao presidente José Mujica para vetar uma provável lei do aborto, apesar de saber que o mandatário é a favor da descriminalização. O prelado advertiu no entanto, “que esta prática vai contra a fé Católica e que “a questão do aborto está acima do presidente da República”.
Segundo Dom Cotugno, “cada pessoa tem o seu conjunto de valores, mas a questão do aborto está acima do atual presidente, porque faz parte da consciência individual e das convicções de cada um”.
O prelado recordou ainda que o presidente Mujica havia anunciado que não vetaria uma provável legalização do aborto e “respeitaria a decisão do Parlamento”, portanto, já é possível saber qual será o resultado sobre o tema.
Quando perguntado se os parlamentares que aprovarem a lei serão excomungados, Dom Nicolas Cortugno disse apenas que “a Igreja determinou normas” sobre este ponto. “Se alguém se diz católico e promove ou apóia o aborto, coisa que está diretamente oposta a fé católica, automaticamente se exclui da fé católica. A excomunhão nestes casos é um mecanismo automático e depende da Santa Sé”.
Deixe seu comentário