Villa de Leyva é um dos povoados colombianos mais visitados para a Semana Santa
Via Crúcis foi encabeçada pelas imagens de Jesus Nazareno e A Dolorosa |
Villa de Leyva (Terça-feira, 10-04-2012, Gaudium Press) Com suas brancas casas coloniais e uma praça e ruas de pedra que transportam ao passado, Villa de Leyva, no departamento colombiano de Boyacá, é a cada ano um dos povoados mais visitados para a Semana Santa no país sul-americano.
Na última Sexta-feira Santa, 06 – como tem acontecido em anos anteriores – centenas de fiéis, mas também curiosos, apesar da chuva, encontraram-se na praça principal do povoado colombiano, frente à Igreja Nossa Senhora do Rosário – desde há vários anos custodiada pelos freis dominicanos – para comemorar os últimos de Jesus antes de morto na Cruz.
Sete passos que evocam a paixão de Cristo, e que estiveram resguardados da vista dos fiéis e visitantes na igreja matriz de Villa de Leyva, durante as celebrações da Quinta-feira Santa, saíram às ruas empedradas da cidade, desde às 9h, para dar início à solene Via Crúcis encabeçada pelas imagens de Jesus Nazareno e A Dolorosa.
Três coroinhas, um deles portando a cruz, os outros dois o incenso, iniciaram a marcha e guiaram o percurso que aconteceu por várias das ruas principais do povoado, cujos moradores confeccionaram pequenos altares para cada uma das estações da Via Crucís.
Em Villa de Leyva, a Semana Santa teve, para habitantes e turistas, seu momento culminante com a celebração da Solene Vigília Pascal, que se realizou quase simultaneamente nos templos do povoado, como é a igreja de Carmem, contígua ao mosteiro das Carmelitas Descalças; a capela Pacem In Terris, da comunidade Mensageiros da Paz; e a capela São José; além da Igreja principal.
Uma das estações da Via Crúcís de Villa de Leyva |
Via Crúcis ao vivo
A cidade de Villa de Leyva não foi a única da Colômbia que reuniu muitos de visitantes para a Semana Santa. Uma cidade vizinha, chamada Sáchica, já ganhou a fama para a Semana Maior por realizar toda Sexta-feira Santa uma Via Crúcis ao vivo.
Catalogada como “a Jerusalém da Colômbia”, desde 1958 realiza uma grande manifestação teatral, com aproximadamente 70 atores locais, para encenar a paixão e a morte de Jesus Cristo.
As representações se desenvolvem desde a Quinta-feira Santa evocando o batismo de Jesus e culminando na Sexta-feira Santa com o Caminho ao Calvário e à Crucificação.
Os atores do lugar interpretam um média de 30 cenas bíblicas diante de mais de 5 mil pessoas que chegam à cidade para a Semana Santa.
Texto original e fotos de Sonia Trujillo
Deixe seu comentário