Gaudium news > ONU se mobiliza para reverter conflito no Sri Lanka que já deixou mais de 170 mil desabrigados

ONU se mobiliza para reverter conflito no Sri Lanka que já deixou mais de 170 mil desabrigados

Nova Déli (Quinta, 23-04-2009, Gaudium Press) Motivada pelas “necessidades críticas” dos mais de 170 mil tâmeis desabrigados pela guerra entre o Exército e os rebeldes separatistas dos Tigres de Libertação da Pátria Tâmil (LTTE), no Sri Lanka, a ONU (Organização das Nações Unidas) lançou nesta quinta-feira um apelo urgente para arrecadar fundos no intuito de reverter esse quadro.

Por meio de um comunicado, a ONU informou que apenas nos acampamentos de Vavuniya (norte), 80 mil pessoas tentam encontrar abrigo. As agências humanitárias se esforçam para reunir mantimentos e suprimentos de necessidade básica para a multidão.

“Vi crianças com diarréia, crianças e mulheres mal nutridos, feridos sem atendimento e gente vestida com trapos”, disse, em Colombo, o coordenador humanitário da ONU no Sri Lanka, Neil Buhne, que ainda destacou que a ONU pediu, neste mês, 155 milhões de dólares para atender o número crescente de desabrigados pelo conflito, mas, segundo o coordenador, nem um terço da quantia foi disponibilizado.

Preocupação

“Os membros do Conselho de Segurança da ONU expressamos nossa grande preocupação com a situação humanitária […] e as más condições dos civis presos na área de conflito”, disse o embaixador mexicano Claude Heller a jornalistas depois de um encontro informal das 15 nações do conselho sobre os Sri Lanka realizado nesta quarta-feira.

Heller disse que os membros do conselho “fortemente condenaram” a guerrilha LTTE, que aparentemente usa civis encurralados em uma faixa de 13 quilômetros quadrados como escudos humanos.

Explode a tensão

A tensão que explodiu nos últimos meses entre a maioria cingalesa do Sri Lanka e a minoria tâmil se manifestou de forma clara após a independência do país, em 1948, do domínio britânico. Os Tigres Tâmeis surgiram em 1976, para lutar pela criação de um Estado independente no norte do país, alegando defender o direito das minorias tâmeis diante da opressão de sucessivos governos da maioria cingalesa. Os tâmeis representam menos de 10% da população.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas