Gaudium news > Bispos africanos convocam “Semana da Reconciliação”

Bispos africanos convocam “Semana da Reconciliação”

Bissau (Quarta-feira, 04-04-2012, Gaudium Press) Dom José Câmnate na Bissign, Bispo de Bissau, Dom Pedro Carlos Zilli, Bispo de Bafatá e Dom José Lampra Cá, Bispo Auxiliar de Bissau redigiram uma carta endereçada aos fiéis de suas regiões na qual recordam que todos são chamados durante a Semana Santa a viver mais intensamente a fé, “renovando-a na oração, no jejum, na caridade e na escuta profunda da Palavra de Deus”.

BISPOJOSECAMNATE1.jpg
Dom José Câmnate na Bissign
Bispo de Bissau

No documento os Bispos de Guiné-Bissau convidam as comunidades da Diocese de Bissau e Bafatá a “viverem a Semana Santa como um ‘Semana da Reconciliação'”.

Na correspondência é citada a Exortação Apostólica pós-sinodal “Africae munus”, onde o Papa recomenda para encorajar a reconciliação na África, “celebrar a cada ano em todo país africano um dia ou uma semana de reconciliação, especialmente durante o Advento ou Quaresma” (N. º 157).

Fazendo eco a voz do Papa, os prelados africanos organizaram este ano, durante o período quaresmal, momentos de oração para uma experiência mais profunda de reconciliação. No documento pedem a Deus “que venha em auxílio de nossa querida Guiné-Bissau”, e rezam para que “todos os guineenses se reconciliarem com Deus, consigo mesmos e com seus irmãos”. E ainda afirmam que os católicos que tem esse desejo de reconciliação não podem “negligenciar o sacramento da Reconciliação”.

Ao final da mensagem os bispos africanos citaram o Salmo 127 que diz: “Se o Senhor não edificar a casa, o trabalho dos construtores será em vão”. Com base nessa passagem das Sagradas Escrituras concluíram “Com a certeza de que, se o Senhor não edificar a casa, não podemos alcançar a reconciliação, justiça e paz, convidamos todos os irmãos guineenses a se unirem a nós católicos, na oração pela justiça, paz e reconciliação. Todos nos esforçamos para criar e consolidar as bases por um futuro mais promissor para o nosso bom povo da Guiné”. (EPC)

Com informações da Agência Fides.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas