Gaudium news > Costarriquenhos celebram a festa de Nossa Senhora de Ujarrás

Costarriquenhos celebram a festa de Nossa Senhora de Ujarrás

virgen de ujarras.jpg
Nossa Senhora de Ujarrás

Cartago (Terça-feira, 03-04-2012, Gaudium Press) A população do povoado de Paraiso, na região de Cartago, na Costa Rica, está se preparando para uma das celebrações religiosas mais importantes do ano: a peregrinação de Nossa Senhora de Ujarrás no próximo dia 15 de abril.

Há vários anos, desde às 7hs, milhares de peregrinos partem do templo em Paraiso para uma caminhada de sete quilometros acompanhando a imagem de Nossa Senhora até o Vale de Ujarrás.

Por volta das 10hs, quando a procissão chega ao vale, é celebrada a Santa Missa, presidida pelo Bispo Diocesano de Cartago, Dom José Franco Ulloa, seguida de várias atividades culturais em homenagem à “Capitã Geral da Guarda Civil”, como é conhecida a Virgem de Ujarrás.

Segundo a programação, por volta das 15hs, os peregrinos voltam em procissão a Paraiso onde, às 18hs, é celebrada a Santa Missa em ação de graças pela jornada mariana, uma tradição dos costarriquenhos.

Devoção Mariana desde 1690

Por sua permanência por vários séculos, a romaria realizada em Ujarrás é hoje uma das mais importantes festas marianas que se comemoram na Costa Rica.

Segundo a Conferência Episcopal da Costarriquenha, em um comunicado referente a peregrinação, a tradição de render homenagens a Nossa Senhora de Ujarrás, começou com a chamada “Missa Jurada” uma promessa feita pelos habitantes de Cartago em 1690.

Desde então, com exceção dos meados do século XIX, que se deixou de realizar por conta dos conflitos que atingiram o local e retomanda em meados do século XX, a peregrinação se realiza de maneira ininterrupta reunindo milhares de peregrinos procedentes não somente da região de Cartago, mas de diferentes cidades da Costa Rica e do mundo.

As três histórias da imagem

Existem três histórias que narram a chegada da imagem de Nossa Senhora de Ujarrás a região de Cartago.

Uma delas relata que a imagem chegou ao Valle de Ujarrás pelas mãos do frei Lorenzo de Bienvenida no ano de 1565, como presente do rei Felipe II.

A segunda história é lendária, mas diz que a imagem foi talhada por um índio enquanto pescava no rio Suerre.

A terceira diz que a imagem foi lançada ao mar por missionários que queriam evitar sua profanação por parte dos piratas.
Entre os muitos títulos, além de ser a “Capitã Geral da Guarda Civil e dos Corpos de Segurança” do país, a imagem é considerada por muitos como a primeira padroeira da Costa Rica.

Nossa Senhora de Ujarrás, por petição do Papa Pio XII, foi solenemente coroada em abril de 1955.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas