Gaudium news > Salesianos retiram cerca de 6 mil menores abandonados da rua por ano na Índia

Salesianos retiram cerca de 6 mil menores abandonados da rua por ano na Índia

Bangalore (Terça-feira, 03-04-2012, Gaudium Press) A Congregação Salesiana, por meio do projeto Bosco, vem retirando das ruas da cidade de Bangalore, capital do estado de Jarnataka, na Índia, cerca de 6 mil menores abandonados por ano. A informação foi dada recentemente pelo diretor do projeto, Padre Payyamthadathil, à agência de notícias católicas Fides.

crianãs índia.jpg
Segundo Padre Payyamthadathil, situação pior é a das meninas indianas

Conforme o sacerdote, o sucesso do trabalho realizado por leigos que fazem parte do projeto tem como uma de suas principais causas o trabalho de reabilitação feito por médicos, professores e enfermeiros. “São muitos os casos que são resolvidos de maneira positiva e que dão força para seguir adiante”, disse Padre Payyamthadathil.

Dando mais informações sobre a calamitosa situação infantil no país asiático, o diretor do projeto declarou que na Índia uma a cada quatro crianças não vão à escola. Conforme o sacerdote, somente em Bangalore, são 50 mil menores que vivem trabalhando nas ruas, pedindo esmolas, recolhendo lixo e abusando de consumo de substâncias químicas. “São crianças órfãs, abandonadas e também que escaparam de casa”, explicou.

O sacerdote destacou ainda que a situação mais difícil dos menores refere-se às meninas, não queridas pelas famílias que preferem ter filhos do sexo masculino. Nas ruas, “muitas vezes, elas são abusadas e obrigadas a prostituírem-se”, afirmou Padre Payyamthadathil.

Conforme o diretor do projeto, os menores são captados de lugares em risco, como estações ou mercados populares. “Existem seis zonas de contato em Bangalore e três ou quatro membros de equipe controlam estes lugares em turnos de 24 horas por dia, todos os dias”, disse o sacerdote salesiano.

O projeto Bosco funciona há 22 anos e na atualidade conta com oito centros de acolhida para menores, quase todos em Bangalore, além de seis postos urbanos em lugares de maior risco. Mais de 100 salesianos colaboram nas atividades.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas