Gaudium news > Bispos bolivianos convidam a rezar pela vida

Bispos bolivianos convidam a rezar pela vida

La Paz (Quinta-feira, 15-03-2012, Gaudium Press) Nas últimas semanas, vários bispos bolivianos convidaram os fiéis e cidadãos de seu país para rezarem e oferecer apoio às diferentes iniciativas eclesiais que se desenvolvem a favor da vida e da família.

bispo de oruro.jpg
Dom Cristóbal Bialasik,
bispo de Oruro

Este foi o convite que nesta semana realizou Dom Cristóbal Bialasik, bispo de Oruro e Presidente da Fundação Vida e Família, que fez um apelo pela unidade entre as diferentes ações em defesa da vida que se realizam nas dioceses bolivianas.

“É necessário a unidade e cada jurisdição eclesiástica tem que proteger esta unidade de todos os grupos, de todas as famílias, de todos os centros educativos para trabalhar com o mesmo objetivo: proteger a vida, proteger a família, proteger os valores”, assinalou o bispo.

Arcebispo de Sucre também se pronuncia

Outro bispo que se pronunciou a favor da vida e da dignidade humana foi Dom Jesús Pérez Rodríguez, Arcebispo de Sucre, ao abordar o tema da insegurança cidadã e do desprezo da vida.

Em mensagem, publicada pela Arquidiocese de Sucre no início de março, o arcebispo recorda que “nossa fé nos obriga a respeitar e defender a vida desde sua concepção até sua morte natural”, e, por isso, nós os crentes , “nos convertemos em fiéis guardiões do precioso dom da vida em todas suas manifestações, sobre tudo a do ser humano, criado a imagem e semelhança de Deus”.

Dom Jesús Pérez convida também em sua mensagem que se “reafirme o compromisso pela vida”, e faz um fervoroso chamado, para que se trabalhe “gerando em todos os cidadãos o valor insubstituível da vida”, na promoção de “uma cultura de paz e convivência fraterna”.

Referindo-se a violência, o prelado expressou-se: “Entendemos que a violência não se remedia com a violência, nem se castiga a morte com a pena de morte. O eco da pergunta que Deus fez a Caim no Gênesis, segue ressoando em nossos povos: ‘O que fizestes? A voz do sangue de teu irmão clama a mim desde a terra'”.

Por estes dias também são várias as iniciativas que vem sendo levadas a cabo na Bolívia por ocasião do Dia Internacional da Vida que será comemorado no próximo dia 25 de março -solenidade da Anunciação-, como é a campanha “40 dias de oração pela vida” convocada pela Fundação Vida e Família que será encerrada no dia 25 deste mês.

Com informações da Igreja Viva – Sistema de Informação da Conferência Episcopal Boliviana.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas