Gaudium news > No dia do Seminário, Espanha convida seminaristas a viver a “Paixão pelo Evangelho”

No dia do Seminário, Espanha convida seminaristas a viver a “Paixão pelo Evangelho”

Madri (Quarta-feira, 07-03-2012, Gaudium Press) Como uma ocasião para acrescentar a sensibilidade e o compromisso pelas vocações em todas as comunidades cristãs, lançando um especial olhar para a vocação sacerdotal, e com o objetivo de refletir sobre como os sacerdotes tem de ser verdadeiros discípulos de Jesus, será realizado na Espanha o “Dia Nacional do Seminário”.

pasión poe el evangelio.jpg
Jornada tem por objetivo refletir como os sacerdotes
devem ser verdadeiros deiscípulos de Jesus
 

A jornada, que ocorrerá com o lema “Paixão pelo Evangelho”, será no próximo dia 19 de março em todas as dioceses espanholas quando se comemora a solenidade de São José, data que coincide neste ano com o 4º Domingo da Quaresma.

“Hoje, talvez mais do que nunca, somos conscientes de que os obstáculos e as dificuldades do caminho sacerdotal não são escassos, e que as sombras acompanham sempre os momentos luminosos.

O sacerdote experimenta o gozo da entrega e o serviço desinteressando, mas também padece, como tanta gente de nosso mundo tecnificado, da solidão. Acompanha as pessoas, é instrumento da misericórdia de Deus, mas muitas vezes se sente indigno e pecador.

Preside a Eucaristia, prega a Palavra, anima e guia a comunidade cristã, mas são poucos os que lhe escutam ou parecem interessados na mensagem do que é portador”.

É o que realça a reflexão Teológico-Pastoral que a Comissão de Seminários e Universidades do Episcopado espanhol tem desenvolvido a propósito da jornada.

A jornada busca avivar nos futuros sacerdotes o amor pelo Evangelho, que vem do mesmo Jesus Cristo e se refletirá em seu trabalho pastoral.

“Sentir paixão pelo Evangelho é possível porque ele não é primariamente uma mensagem, um conjunto de ideias louváveis, mas fundamentalmente uma pessoa: Cristo, o Filho de Deus, que nos tem convidado a conversão e a crer no Evangelho, ou seja, nEle mesmo, portador e realizador da salvação”, afirma a reflexão Teológico-Pastoral.

E, neste sentido, “uma paixão assim só pode nascer do coração de Deus, que apaixonou primeiro pelo homem. O mesmo Deus, que sente predileção por suas criaturas, é quem toca o coração na intimidade de cada homem, quem suscita a paixão pelo Evangelho em cada ser humano, especialmente aqueles a quem chama a ser testemunhas na Igreja da incessante fecundidade do Evangelho: os sacerdotes”.

Entre as diversas atividades que se realizarão durante o “Dia do Seminário”, terão lugar celebrações eucarísticas pelas vocações, para o qual a Comissão de Seminários projetou um guia litúrgico.

Também haverá vigílias de oração onde será exposto Santíssimo e se intercederá para que Deus envie “mais obreiros a sua messe”.

Com informações da Conferência Episcopal Espanhola.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas