Gaudium news > Arcebispo de Olinda e Recife recebe prêmio da Human Life International

Arcebispo de Olinda e Recife recebe prêmio da Human Life International

Recife (quinta-feira, 16-04-2009, Gaudium Press) A Human Life International concedeu ao arcebispo de Olinda e Recife, dom José Cardoso Sobrinho, o “Prêmio Cardeal Von Galen” pelo trabalho levado a cabo durante seu governo episcopal em defesa dos valores da vida humano, mais especificamente em um caso de aborto ocorrido em março e que ganhou projeção internacional.

Dom José Cardoso Sobrinho foi contrário ao aborto de gêmeos feito em uma menina de nove anos, grávida do padrasto. Ao contrário da lei da Igreja, a lei civil autoriza o aborto, tendo em vista que a menor fora vítima de estupro. No polêmico caso, o arcebispo defendia a excomunhão da menina, sua mãe e da equipe médica que fez a cirurgia de retirada dos fetos.

“A Human Life International tem a honra de conceder a dom José Cardoso Sobrinho, arcebispo de Olinda e Recife, o Prêmio Cardeal Von Galen em reconhecimento por sua atitude heróica no cumprimento do ministério episcopal, na defesa da vida humana, ao enfrentar o desagrado de tantos que promovem a cultura da morte”, diz o documento sobre o prelado.

A Pascom (Pastoral da Comunicação) da arquidiocese de Olinda e Recife esclarece que “o Prêmio leva o nome do Bem-Aventurado Clemens August Von Galen (1878-1946), bispo de Münster (Alemanha) durante a era nazista, o qual levantou sua voz em defesa dos pobres e dos doentes, protestando contra a eutanásia, a perseguição dos judeus e a expulsão dos religiosos do país”.

A HLI é uma organização cuja missão é “a construção de uma cultura que evidencie e defenda a vida em contraponto àquela (cultura) de morte que se instalou em todo o mundo”.

O site da arquidiocese informa que a solenidade para outorga do Prêmio será às 20h desta quinta-feira, no auditório do Colégio Damas, avenida Rui Barbosa, 1426, no bairro dos Aflitos, no Recife.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas