Gaudium news > Arcebispo de Bogotá apresenta Campanha para a Quaresma

Arcebispo de Bogotá apresenta Campanha para a Quaresma

Bogotá (Quarta-feira, 22-02-2012, Gaudium Press) “A Quaresma é o tempo em que nos preparamos para a celebração da Páscoa, e, portanto, é um tempo em que a Igreja nos convida de uma maneira muito especial à solidariedade”. Com estas palavras, o arcebispo de Bogotá, na Colômbia, e presidente da Conferência Episcopal da Colômbia, Dom Rubén Salazar Gómez, iniciou na última terça-feira, 21, a apresentação da Campanha para a Quaresma 2012, que teve início hoje, Quarta-feira de Cinzas, em todas as jurisdições eclesiais da Colômbia.

arcebispo de Bogotá.jpeg
Roda de imprensa na Conferência Episcopal Colombiana sobre a Campanha da Quaresma/ Foto: CEC

Apresentação da Campanha “Sem Contrastes”, lema da iniciativa deste ano, teve lugar nas instalações do Episcopado Colombiano, em Bogotá, por volta das 19h, horário local. A Campanha tem como organizador o secretariado Nacional de Pastoral Social (SNPS )-Cáritas Social.

No evento, referindo-se ao lema da iniciativa, Dom Rubén fez um chamado aos colombianos para que tomem consciência de que vivem em um país “onde desafortunadamente a iniquidade é muito alta”.

Neste sentido, o arcebispo de Bogotá, em união com a mensagem que o Santo Padre deu para este tempo litúrgico, exortou a ter durante a Quaresma uma mudança de mentalidade que estimule “a caridade, a solidariedade, a fraternidade e, desta maneira, possamos viver melhor todos no amor mútuo”.

Também presente na apresentação da Campanha, o subdiretor do Secretariado Nacional de Pastoral Social (SNPS)-Cáritas Colombiana, Padre Juan Carlos Cárdenas, falou sobre a importância da iniciativa e da possibilidade que a Igreja possui de ajudar aos mais necessitados graças aos aportes que arrecadam com a coleta.

O sacerdote também recordou que a campanha chama a viver o sacrifício, a penitência e o jejum, os quais podem ser traduzidos em ações concretas para ajudar àqueles que mais necessitam. “Se nos privamos, motivados pela fé, de um alimento, não é para acumulá-lo, mas para compartilhá-lo com quem tem menos que nós”, destacou.

Em relação ao destino dos aportes arrecadados na Campanha deste ano, o subdiretor informou que 80% de todos as doações ficarão nas jurisdições eclesiais para que cada uma delas atenda aos mais necessitado; e os 20% restantes ficarão sob responsabilidade da SNPS-Cáritas Colombiana, sendo posteriormente revertido em projetos que ajudem comunidades afetadas por emergências naturais ou por conflitos existentes no país.

Padre Cárdenas recordou que com a coleta realizada em 2011 se pôde atender cerca de 62 projetos em 43 jurisdições eclesiásticas que beneficiaram mais de 17 mil famílias, as quais representam mais de 98 mil pessoas. Segundo o sacerdotes, estes colombianos “receberam todo tipo de ajuda, desde alimentos, cobertores, até a construção de albergues temporários, em uma combinação destes recursos com ajuda internacional, que recebemos como complemento a esta Campanha da Quaresma”.

Esta iniciativa se leva a cabo na Colômbia desde 1982.

Texto original: Sonia Trujillo

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas