Gaudium news > Chineses que tiveram segundo filho em Hong Kong serão multados

Chineses que tiveram segundo filho em Hong Kong serão multados

Hong Kong (Quarta-feira, 08-02-2012, Gaudium Press) O diretor do departamento de planejamento familiar da província de Guangdong, na China, Zheng Feng, disse nesta terça-feira, 07, ao jornal local “Zona Especial Shenzhen” que chineses que tiveram um segundo filho em Hong Kong serão multados por infringir a política de filho único.

Conforme o diretor, as multas estão sendo aplicadas assim que os chineses voltam para o país. Zheng Feng não especificou o valor da multa, mas um nota no site do governo de Guangdong afirma que os infratores seriam multados em até seis vezes a renda per capita da cidade de origem.

Ex-colônia britânica, Hong Kong foi em 1997 devolvida à soberania chinesa. Atualmente é considerada uma Região Administrativa Especial, com um elevado grau de autonomia em relação às leis da China. Por isso, tantas mães chinesas viajam até lá para dar à luz. Com este procedimento, esperam também obter direitos de residência em uma das cidades mais ricas do país.

Para se ter uma ideia de como é grande a quantidade mães chines continental que viajam até Hong para ter um filho, estima-se que em 2010, um terço das 88.584 crianças nascidas em Hong Kong eram filhas de chinesas da parte continental. Em 2001, eram apenas 620 bebês. A tentativa de fugir da restrição governamental parecia estar dando certo, já que salas de maternidade em Hong Kong estão agendadas até setembro.

A política do filho único foi introduzida em 1979 com o objetivo de limitar os nascimentos no país, o mais populoso da Terra.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas