Gaudium news > Bispo mantém compromissos de padre que foi assassinado na Guatemala

Bispo mantém compromissos de padre que foi assassinado na Guatemala

Dom Barnabé.jpg
Dom Barnabé preside Santa Missa em sufrágio do Padre David Donis Barrera na Paróquia Sagrada Família

Guatemala (Quarta-feira, 08-02-2011, Gaudium Press) Um padre de 70 anos foi assassinado no dia 27 de janeiro na Comunidade Santa Rosa, pertencente a diocese de Santa Rosa de Lima. Padre David Donis Barrera estava viajando com um sacristão da Paróquia Sagrada Família que, apesar de ser atingido pelos tiros, conseguiu sobreviver. Eles seguiam pela estrada que liga a capital guatemalteca à fronteira com El Salvador onde o sacerdote presidiria a Santa Missa numa comunidade.

Segundo relatos, o carro onde o padre e o sacristão estavam se envolveu num pequeno acidente. O motorista do outro veículo alcançou o carro do sacerdote e em retaliação pelo ocorrido, disparou vários tiros a queima roupa.

No último domimgo, o Bispo de Santa Rosa de Lima, Dom Barnabé de Jesús Sagastume Lemus, presidiu a Santa Missa na Paróquia Sagrada Família em sufrágio do pároco. Todos os compromissos que Padre David havia assumido para esta data foram mantidos e conduzidos por Dom Barnabé entre os quais, um casamento e os batismos.

Durante a homília, Dom Barnabé ressaltou o trabalho realizado pelo Padre David e lembrou que “esta eucaristia deveria ser celebrada pelo Padre David, mas infelizmente, o mataram e sentimos muito por sua morte violenta”.

O prelado fez ainda uma exortação aos fiéis dizendo que “se unam nestes tempos violentos e não queremos que os responsáveis paguem na mesma moeda, mas que voltem atrás em seus caminhos malígnos e parem de matar as pessoas”.

Dom Barnabé ressaltou ainda o trabalho feito pela polícia em prender um dos possíveis responsáveis pela morte do padre. Segundo ele “é necessário que o caso seja bem esclarecido porque o homicídio de um sacerdote é um caso de grande impacto”.

Padre David Donis Barrera estava há dois anos como pároco na Paróquia Sagrada Família. A Guatemala é hoje um dos países com os mais altos índices de violência na América Latina. O último levantamento do governo mostra que são registrados uma média de 16 homicídios por dia em uma população de 14,3 milhões de habitantes. (LB)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas