Gaudium news > Diocese de Oruro, na Bolívia, celebra Festa da Candelária

Diocese de Oruro, na Bolívia, celebra Festa da Candelária

Oruro (Sexta-feira, 03-02-2012, Gaudium Press) Com o objetivo de recordar a Cristo como luz do mundo, que foi apresentada pela Mãe de Deus, comemorou-se na última quinta-feira, 01, a Festa da Virgem da Candelária, tradicionalmente celebrada pela Igreja no dia 2 de fevereiro.

Virgem de Socavón.jpeg
Virgem de Socavón

A festividade, que ocorreu a véspera da Solenidade de Nossa Senhora, é uma tradição que vive o povo de Oruro há vários anos. Nela, centenas de fiéis e devotos de Maria peregrinam, portando círios até o Santuário da Virgem de Socavón, onde repousa a imagem da Mãe de Deus venerada pelos fiéis locais e que é o “coração da espiritualidade” de Oruro, tal como ressaltou a Conferência Episcopal Boliviana em nota sobre a peregrinação.

A peregrinação, que foi convocada dias atrás pelo bispo de Oruro, Dom Cristóbal Bialasik, contou com a participação dos fiéis devotos e de instituições departamentais e o acompanhamento musical de grupos folclóricos do lugar.

As sacadas dos lugares por onde passou a peregrinação também foram adornada com flores. Famílias inteiras se uniram a uma das festa de fé em honra a Nossa Senhora mais importantes para a população boliviana. Segundo o vigário da Diocese de Oruro, Padre Tomás Valência, com este ato qui se representar que “Maria Santíssima, a Mãe de Cristo, é quem nos mostra a Cristo como luz do mundo, luz das nações, luz de nosso povo”.

A peregrinação culminou com uma celebração eucarística no Santuário da Virgem de Socavón.

O tema da romaria deste ano foi “Maria, estrela da manhã”.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas