Gaudium news > Bispos de todo o Brasil se encontram no Rio de Janeiro

Bispos de todo o Brasil se encontram no Rio de Janeiro

Encontro para Bispos.jpg

O encontro será no Centro de Estudos Sumaré de 6 a 10 de fevereiro

Rio de Janeiro (Quinta-feira, 02-02-2012, Gaudium Press) Na 22ª edição do Curso para Bispos, organizado e realizado pela Arquidiocese do Rio de Janeiro, o principal tema a ser abordado são os 50 anos do Concílio Vaticano II. Entre os dias 6 e 10 de fevereiro, mais de 120 bispos de todo o país estarão reunidos no Centro de Estudos e Formação do Sumaré participando do encontro.

Segundo o Arcebispo Metropolitano do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, “este curso é uma forma de reflexão e partilha entre os religiosos e este encontro é um trabalho feito com muita alegria e vemos que, a cada ano que passa, está sendo mais procurado pelos bispos”.

Durante os dias do encontro acontecem várias palestras ministradas por especialistas em diversas áreas e todas tem o objetivo de formar e atualizar os prelados. Na edição de 1990 um dos principais oradores foi o Cardeal Joseph Ratzinger.

Este ano foram convidados o Arcebispo de Kinshasa (Congo), Cardeal Laurent Monsengwo Pasina, que fará uma palestra sobre a Constituição Dogmática Dei Verbum; o secretário da Congregação para a Educação Católica, Dom Jean-Louis Brugués cuja palestra será focada sobre a Declaração Gravissimum Educationes e o papel das Instituições Católicas de Ensino e, por fim, o presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, Cardeal Kurt Koch que ministra palestra sobre o ecumenismo e o Decreto Unitatis Redentegratio.

Segundo o coordenador do Curso dos Bispos, o bispo auxiliar emérito do Rio de Janeiro, dom Karl Josef Romer, uma das finalidades do encontro é permitir que os bispos experimentem a beleza da Igreja. “É um grande proveito para os bispos se enriquecerem durante uma semana e levarem consigo o texto para as suas dioceses onde podem refletir a mensagem junto de seus sacerdotes”. (LB)

Com informações da CNBB

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas