Gaudium news > Fase diocesana do processo de canonização de Encarnita Pardo é concluída

Fase diocesana do processo de canonização de Encarnita Pardo é concluída

Valladolid (Quarta-feira, 01-02-2012, Gaudium Press) No último dia 20 de janeiro em Valladolid, na Espanha, aconteceu a conclusão da fase diocesana do processo de canonização de Encarnita Ortega Pardo. Ela foi uma das primeiras mulheres do Opus Dei – instituição da Igreja Católica fundada por São José Maria Escriva de Balaguer – e uma das principais colaboradoras do santo espanhol.

encarnita.jpeg
Imagem para a devoção de Encarnita Ortega Pardo/ Foto: Assessoria de Informação do Opus Dei

A conclusão da fase diocesana do processo de canonização da Serva de Deus contou com a presença do arcebispo de Valladolid, Dom Ricardo Blázguez Peréz, que destacou que a vida de Ortega foi “um testemunho eloquente”.

Por sua parte, o postulador da Causa de Canonização, José Carlos Martín de la Hoz, afirmou que a servidora do Opus Dei, destacou-se por seu zelo a favor da mulher, “sem distinções de nenhum tipo, assim como pelo impulso de diversas iniciativas de formação educativas e, especialmente, por seu trabalho na moda para favorecer a dignidade da mulher, elementos que lhe fazem ser um bom exemplo para a evangelização do mundo em que vivemos”.

Durante o ato de encerramento da fase diocesana, foram fechadas umas caixas que contêm 5 mil fotos com provas documentais e testemunhos reunidos desde o ano de 2009. Elas serão enviadas para estudo à Congregação para as Causas dos Santos.

Encarnita Ortega Pardo
Encarnita Ortega Pardo nasceu no dia 5 de maio de 1920 em Ponte Caldeas na província espanhola de Pontevedra. Sua aproximação com o Opus Dei ocorreu no ano de 1941, quando assistiu a um retiro espiritual dirigido por São José Maria. Nesta ocasião, recebeu o chamado de sua vocação para a “Obra de Deus”.

Rapidamente, junto com outras jovens e com o impulso de José Maria, Encarnita iniciou seu trabalho apostólico com mulheres pelo Opus Dei. Já em 1946, mudou-se para Roma, onde trabalhou de maneira árdua para a expansão da Obra por todo o mundo. Em 1961, regressou a Espanha, onde duas décadas mais tarde, foi diagnosticada com câncer. Sua morte ocorreu com fama de santa em Valladolid no dia 1º de dezembro.

Com informações da Assessoria de Informação do Opus Dei.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas