Gaudium news > Salesianos inauguram Instituto Filosófico no Timor-Leste

Salesianos inauguram Instituto Filosófico no Timor-Leste

Timor-Leste (Sexta-feira, 27-01-2012, Gaudium Press) A família Salesiana, que neste mês comemora a festa de seu Fundador, São João Bôsco, inaugurou no dia 24 passado, festa de São Francisco de Sales, o Instituto Filosófico Salesiano, de Dili-Comoro, Timor-Leste.

salesianos no timor-leste.jpg
A inauguração aconteceu no dia de São Francisco de Sales,
inspirador de São João Bosco
 

Antes da inauguração oficial, realizada pelos salesianos da Visitadoria Idonésio-Timor (ITM), foi celebrada uma missa na capela do pós-noviciado salesiano de Comoro, presidida pelo Superior da Visitadoria, Padre João Paulino Aparício Guterres.

Na homilia Padre João Paulino ressaltou a necessidade e importância de possuir um centro de estudo que dialogue com a cultura local, de maneira especial com a cultura juvenil. “Formar um salesiano profundamente de Dom Bôsco e radicalmente timorense será o objetivo do Instituto”, afirmou o prelado, que também lembrou que o Instituto, dedicado a São Francisco de Salles, deverá sempre inspirar-se no ideal e modelo do santo: o humanismo cristão.

A cerimonia de inauguração contou com a presença de várias autoridades civis, dentre elas o vice-primeiro ministro do Timor-Leste e o ministro da Educação.

O diretor do novo Instituto, Padre Hélio Cabral, em seu discurso inaugural agradeceu aos presentes pela participação e por ter partilhado o sonho da comunidade salesiana da ITM, de ter o seu próprio centro de estudos.

O vice-primeiro ministro agradeceu à família salesiana pela contribuição que tem dado ao país, sublinhando que a colaboração entre a Igreja e o Estado é garantia para a estabilidade do país, e que o novo Instituto contribuirá certamente para a construção do país.

O ministro da educação por sua vez, manifestou o total apoio do governo ao Instituto e à Sociedade Salesiana, pedindo para que se iniciasse o processo de credenciamento do Instituto, a fim de que o mesmo possa ser reconhecido formalmente pelo governo.

A Ordem dos Salesianos está presente no Timor-Leste há 64 anos. Atualmente 25 clérigos da ordem frequentam o Instituto, que possui dez Salesianos no corpo docente. (EPC)

Com informações da ANS.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas