Gaudium news > Diocese de Bagé (RS) prepara a festa em honra a São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas

Diocese de Bagé (RS) prepara a festa em honra a São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas

Bagé (Terça-Feira, 24/01/2012, Gaudium Press) A diocese de Bagé, no estado do Rio Grande do Sul, através da comunidade São Francisco de Sales promoverá várias atividades em comemoração a festa de seu padroeiro e padroeiro dos jornalistas no próximo dia 29 de janeiro. Com a inspiração da frase bíblica “Que a saúde se difunda sobre a terra”, que também é o lema da Campanha da Fraternidade deste ano, os devotos de São Francisco de Sales terão a oportunidade de professar sua fé durante cinco dias com tríduo preparatório, procissão, visita às famílias, benção às casas e almoço festivo.

Como preparação para o momento culminante da festa, os devotos do padroeiro terão a oportunidade de participar de um tríduo, cuja temática será “São Francisco de Sales, ajudai-nos a viver o amor de Deus no seu povo, socorrendo os pobres e os doentes”. O tríduo será realizado nos dias 25, 26 e 27 de janeiro, sempre às 20h30min, com as seguintes abordagens do tema para cada noite: Saúde e educação alimentar; Saúde e prevenção de doenças; e Saúde, direito de todos.

Já no dia 28 de janeiro, a partir das 19h30min, acontecerá o momento da grande procissão, com o tema: Saúde e evangelização. A caminhada, que contará com a coordenação da Comunidade São Francisco de Sales e jovens da paróquia, sairá da Rua Nei Ribeiro Flores, em direção à comunidade. No dia seguinte, dia 29, ao meio-dia, será realizado um almoço de confraternização. Os organizadores contam com a participação de um grande número de fiéis neste momento de fé e de devoção.

São Francisco de Sales

O dia de São Francisco de Sales, considerado o padroeiro dos jornalistas, é comemorado no dia 24 de janeiro. Foi o Papa Pio XI quem declarou o santo francês protetor dos profissionais desta área, em 1923, devido Sales nunca ter abandonado a arte da escrita. Nascido na Savóia, em 1567, teve formação literária e religiosa aprimorada. Formado em Direito, e com tudo para ser um ótimo advogado, Francisco contrariou os pais para se tornar um sacerdote. Depois de ordenado foi, depois de um tempo, sagrado Bispo.

Ordenado bispo de Genebra, residindo em Annecym atuou nas reformas do Concílio de Trento, dedicando-se com ardor à pregação. Espírito nobre e perspicaz, grande humanista e diretor espiritual, dom Francisco abriu aos leigos o caminho à vida devota e indicou o amor como a essência da vida espiritual (Tratado do amor de Deus).

O santo utilizou folhetos e todos os meios possíveis para, naquela época, conscientizar os fiéis sobre a doutrina cristã. Completava esse trabalho com encontros, diálogos e palestras, usando sempre o método da persuasão respeitosa e paciente. De fato, a atividade literária de Francisco foi muito abrangente: quatro mil sermões, 21 mil cartas de direção espiritual e numerosas obras.

Em 1609, seus escritos foram reunidos e publicados com o título “Introdução à vida devota”, também chamado de “Filotéia”, que é a sua obra mais importante e editada até hoje. A popularidade e o valor destes escritos fez com que ele fosse considerado também padroeiro dos escritores católicos. Francisco faleceu no dia 28 de dezembro de 1622, aos 57 anos de idade.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas