Gaudium news > Diocese de Blumenau, em Santa Catarina, promoverá o 9º “Terno de Reis”

Diocese de Blumenau, em Santa Catarina, promoverá o 9º “Terno de Reis”

Blumenau (Sexta-Feira, 13-01-2012, Gaudium Press) A Diocese de Blumenau, em Santa Catarina, promoverá no próximo sábado, dia 14 de janeiro, o 9º Terno de Reis, que consiste na apresentação de grupos de cantores e instrumentistas que executam cantos chamados de “Terno de Reis”. O evento acontecerá a partir das 20h, na Catedral São Paulo Apóstolo, localizada na Rua XV de Novembro, s/nº, no Centro de Blumenau, com entrada gratuita.

Panfleto curvas.jpg
O evento contará com a presença de importantes autoridades eclesiásticas da diocese

De acordo com o coordenador da Pastoral de Comunicação da diocese catarinense, Padre Raul Kestring, o evento consiste na apresentação de cantos populares, compostos por músicos do povo e que se ocupam do tema do nascimento de Jesus. Participarão das apresentações em torno de 12 grupos, procedentes das regiões do Alto Vale do Itajaí, de Florianópolis e Tubarão. “Ver o povo, com seu jeito, sua alegria, seus ritmos e melodias, cantando o nascimento do Salvador, para a Diocese de Blumenau como para toda a Igreja, é motivo de imensa alegria”, disse o coordenador.

O sacerdote ainda explica que a atividade “significa a mensagem do Natal dentro do coração das pessoas, das famílias, no coração da cultura brasileira, urbana e cabocla, significa a preservação e o cultivo das sadias tradições da região”. Para ele, no meio de tantos desafios, sofrimentos, lutas, o povo é capaz de cantar, tocar violão, acordeon, violino, gaita-de-boca, percussões (as mais diversificadas), expressando a alegria da chegada de Jesus.

“É preciso destacar também o caráter familiar e comunitário do Terno de Reis. São famílias visitando e alegrando outras famílias com verdadeiro cerimonial que começa com a saudação à porta de entrada da casa, o canto dentro da residência, além das guloseimas e bebidas oferecidas”, afirmou Padre Kestring.

O evento contará com a presença de importantes autoridades eclesiásticas da diocese, entre eles o padre João Bachmann, pároco da Catedral e vigário-geral da Diocese de Blumenau; monsenhor Carlos Adolfo Kiesewetter, vigário paroquial da Catedral; e Padre Marcelo Martendal, vigário paroquial da Catedral e coordenador diocesano e regional da Pastoral Vocacional no Estado de Santa Catarina.

História do Terno de Reis
Ternos de Reis é uma tradição trazida da Ilha dos Açores, em Portugal. Como o Brasil foi colonizado por portugueses, é lógico que essa tradição espalhou-se por todo o Brasil. Um novo ardor dos Ternos de Reis veio para Blumenau por volta de 1956, quando filhos de Moisés Oliveira Dias se mudaram de Tubarão para essa cidade.

A tradição do Terno de Reis vem sendo cultivada pela família Dias a mais de 90 anos, quando por volta de 1919 na cidade de Tubarão, Oliveira Moisés Dias (o Dindinho) reuniu a família (irmãos, primos, tios…) e formou um modesto grupo de Terno de Reis e saíam pelas noites nos meses de dezembro e janeiro a cantar versos sobre o Nascimento do Menino Jesus, os Reis Magos e de improviso para o dono da casa, como manda a boa tradição dos Ternos.

Ao longo de 40 anos, a família (agora com netos e bisnetos do Dindinho) liderada por José de Oliveira Dias, um dos filhos mais novos, faz apresentações de Terno de Reis em Blumenau, Santa Catarina, e também por outras regiões do Brasil, o mesmo acontecendo no final de ano, em dezembro e janeiro, com mais intensidade.

Visando manter sempre viva esta cultura, a família Dias, desde 2002, realiza o encontro de grupos de Terno de Reis. Contando com apoio da Fundação Cultural de Blumenau e do Funcultural, através da Secretaria de Estado do Turismo, Cultura e Esporte.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas