Gaudium news > Fiéis lotam Catedral da Sé para acompanhar Missa Crismal no centro de Sâo Paulo

Fiéis lotam Catedral da Sé para acompanhar Missa Crismal no centro de Sâo Paulo

São Paulo (Quinta-feira, 09-04-2009, Gaudium Press) A Catedral da Sé, tradicional igreja do centro histórico de São Paulo, recebeu na manhã desta quinta-feira (9) a Missa Crismal. A primeira celebração da Quinta-Feira Santa foi comandada pelo arcebispo de São Paulo, dom Odilo Pedro Scherer e contou com a presença maciça da comunidade, que lotou a catedral.

O objetivo da Missa do Crisma é relembrar a missão salvadora de Jesus Cristo, a Santa Ceia e a renovação das promessas sacerdotais realizadas pelos ministros no momento em que foram ordenados. A missa também conta com a benção dos Santos Óleos – Óleo dos Enfermos, dos Catecúmenos e do Santo Crisma – que serão utilizados no sacramento das comunidades eclesiásticas no decorrer do ano. A benção dos Santos Óleos simboliza a união do bispo com a sua diocese.

Em sua homilia, o cardeal Scherer, lembrou a importância da reflexão sobre o sacerdócio e de se levar uma vida segundo o Evangelho. “Os sacerdotes devem ser unidos e devem consagrar a vida a Jesus. O sacerdócio não serve para o acúmulo de riquezas e de bens materiais. A grande riqueza que temos é a de servir aos outros”, disse.

Durante o sermão – que contou com a presença dos bispos auxiliares e padres das regiões episcopais do Belém, Brasilândia, Santana, Lapa, Ipiranga, Sé e São Bento, e também dos bispos eméritos Antônio Gaspar e Dom Angélico Bernardino – o cardeal pediu ao povo que reze e colabore constantemente com seus ministros para o bem da Igreja.

A estudante Caroline Cavalcante, presente à Missa Crismal pela primeira vez na vida e convertida há pouco mais de um ano, exaltou a importância da celebração. “Somos uma família e é muito bom estar aqui. Este é um evento que poderia ser exclusivo para os padres, mas eles abrem para o público e isso demonstra a união entre a igreja e a comunidade”, completa.

Após o término da Missa, dom Odilo concedeu uma rápida entrevista à Gaudium Press. O cardeal fez um paralelo entre o simbolismo da Missa do Crisma e os desafios da Igreja no século 21.

“Hoje nós renovamos as promessas e, com isso, buscamos estar cada vez mais atentos aos anseios da comunidade. Para tanto, precisamos de padres cada vez mais bem formados e prontos para exercerem o ministério e acompanharem as mudanças da modernidade”, afirmou.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas