Gaudium news > Missa Crismal e sermão do Mandato marcam Quinta-Feira Santa na arquidiocese do Rio

Missa Crismal e sermão do Mandato marcam Quinta-Feira Santa na arquidiocese do Rio

Rio de Janeiro (Quinta, 09-04-2009, Gaudium Press) A Quinta-Feira Santa terá início na arquidiocese do Rio de Janeiro com a Missa Crismal, às 9h, na Catedral de São Sebastião. Na Missa Crismal ou dos Santos Óleos, a Igreja celebra a Instituição do Sacramento da Ordem e a benção dos Santos Óleos usados nos Sacramentos do Batismo, da Crisma e da Unção dos Enfermos. Nesta celebração, os padres renovam as promessas feitas nos dias de suas ordenações.

No final da tarde, será celebrada a Missa Vespertina da Ceia do Senhor, onde ocorre o rito do Lava-Pés, que lembra o gesto realizado por Cristo na Última Ceia com seus apóstolos. Esta celebração será às 18h, na Igreja Nossa Senhora da Candelária, no centro do Rio. Neste dia também começa o chamado Tríduo Pascal, que culmina na Vigília que celebra, na noite do Sábado Santo, a Ressurreição de Jesus Cristo.

O sermão da Quinta-Feira Santa é conhecido como o sermão do Mandato ou do Novo Mandamento e fala sobre a caridade recomendada por Jesus aos seus discípulos. Em alguns países, como Portugal, ocorre a Procissão das Endoenças, expressão derivada da palavra indulgências e a Procissão do Senhor Ecce Homo (“Eis o Homem”). No final da missa, faz-se a Procissão do Translado do Santíssimo Sacramento do altar-mor da igreja para uma capela. É costume a adoração do Santíssimo durante a noite.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas