Gaudium news > Ano Jubilar Mariano de Cuba começa no próximo dia 7 de janeiro

Ano Jubilar Mariano de Cuba começa no próximo dia 7 de janeiro

Havana (Terça- feira, 03-01-2012, Gaudium Press) Os católicos cubanos se preparam com fervor para o Ano Jubilar Mariano, convocado pelo episcopado de Cuba. Ele se estenderá de 7 de janeiro de 2012 a 5 de janeiro de 2013, ocasião em que se comemora o IV centenário de encontro da imagem de Nossa Senhora da Caridade do Cobre, Padroeira da nação.

1_0_551515.JPG.png
Nossa Senhora da Caridade do Cobre é a Padroeira de Cuba

Ao ser convocado o Ano Jubilar, os bispos procuraram destacar a visita do Papa Bento XVI à Ilha quando, para confirmar e incrementar a fé do povo cubano, o Santo Padre se fará também um “peregrino da caridade”.

Com o intuito de conseguir uma participação mais intensa de todos os fiéis neste Jubileu, o episcopado cubano propôs quatro ações evangelizadoras a serem realizadas no decorrer do ano: a atenção ao próximo sofredor durante a Quaresma e Semana Santa; a escuta da palavra de Deus, em consonância com a festa da Padroeira (8 de setembro); o abandono de rancores e inimizades, reconciliação, respeito e união fraterna no Advento e no Natal; e, por fim, uma peregrinação ao Santuário Jubilar do Cobre, onde se encontra a Imagem da Padroeira do país.

Nossa Senhora da Caridade do Cobre
A imagem de Nossa Senhora da Caridade do Cobre foi encontrada na baía de Nipe por dois índios, os irmãos Juan e Rodrigo de Hoyos, e pelo crioulo Juan Moreno. Ela flutuava sobre as ondas em cima de uma pequena prancha de madeira.

Na venerada imagem, de pouco mais de 40 centímetros de altura, a Virgem Maria traz em seu braço esquerdo o menino Jesus, que tem em suas mãos o globo.

Inicialmente, foi dedicada a esta imagem uma pequena capela onde ela era venerada por seus devotos.

Posteriormente, tendo-se espalhado entre o povo a veneração pela Virgem da Caridade do Cobre, invocação com a qual imagem é conhecida, foi edificado o atual santuário em 1703, no lugar exato indicado pela Virgem, em uma revelação. Na sala dos milagres, anexa ao Santuárioencontra-se a tábua em que a imagem foi achada flutuando. (JSG)

Com informações Radio Vaticana.

 

 

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas