Gaudium news > Vítimas do terremoto são lembradas por Bento XVI em audiência geral

Vítimas do terremoto são lembradas por Bento XVI em audiência geral

570_20090408_GK.jpg
Papa abençoa multidão na Praça de São Pedro

Cidade do Vaticano (Quarta-08-04-2009, Gaudium Press) As vítimas do terremoto que atingiu duramente a cidade de Aquila e arredores, na madrugada do último domingo, foram lembradas pelo Papa Bento XVI durante sua alocução em italiano na audiência geral desta quarta-feira. A cerimônia foi realizada na Praça de São Pedro, para uma multidão composta principalmente por jovens, presentes em Roma para o Encontro Universitário Internacional, e para famílias, em peregrinação no Vaticano para a Semana Santa.

“Entrego cordiais boas-vindas aos peregrinos de língua italiana”, iniciou Bento XVI sua exposição em italiano, após ter feito pequenos discursos em quatro idiomas (francês, inglês, alemão e espanhol) e saudações particulares em outros quatro (português, polonês, húngaro e croato). Em seguida, citou a tragédia de Aquila.

“Em primeiro lugar, renovo a minha proximidade espiritual com a querida comunidade de Aquila e das outras regiões, duramente golpeadas pelo violento fenômeno sísmico dos últimos dias, que provocou numerosas vítimas, deixou vários feridos e incontáveis danos materiais”.

O Santo Padre não deixou de lembrar também o trabalho das autoridades e das equipes de resgate e a solidariedade da sociedade italiana. “A solicitude com que autoridades, voluntários e outros operadores estão socorrendo estes nossos irmãos demonstra o quanto é importante a solidariedade para superar, unidos, provações assim dolorosas”. Bento XVI disse que ora por todos e pede “a misericórdia de Deus” pelos mortos e o “conforto materno de Maria e o sustento da esperança cristã” para os parentes das vítimas. Por fim, revelou que pretende visitar em breve a região.

Após a audiência, Bento XVI entrou em contato com o arcebispo de Aquilla, monsenhor Giuseppe Molinari, e manifestou novamente a sua dor, revelou aos jornalistas o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi. Em Aquilla, a cerimônia da benção dos óleos crismais, que usualmente acontece na Quinta-Feira Santa, não será realizada neste ano, já que a diocese foi totalmente destruída pelo tremor. Ao invés disso, a cerimônia será realizada pelo Papa, no Vaticano. Padre Lombardi confirmou a viagem de Bento XVI à região, mas não precisou quando. “Mas não será, certamente, antes da Páscoa”.

A benção dos óleos crismais é uma cerimônia tradicional na Quinta-feira Santa por ter sido neste dia que Jesus institui a eucaristia, ao realizar junto dos apóstolos a última ceia. Nesta ocasião, todos os óleos usados nos sacramentos do batismo, da crisma e da unção dos enfermos são abençoados para o resto do ano litúrgico. Também na Quinta-feira Santa, a Igreja celebra o Dia dos Sacerdotes, durante o qual todos os padres e sacerdotes têm seus votos sacerdotais renovados pelo bispo da diocese a qual pertencem na Missa Crismal. A Quinta-feira Santa, marca, além disso, o início do Tríduo Pascal.

Em seu discurso após a leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses, o Papa concentrou-se justamente na importância do Tríduo como última etapa do período quaresmal. O Tríduo Pascal é o período de três dias da morte e Paixão de Cristo – Quinta, Sexta e Sábado Santos – que antecede a Páscoa. Segundo o Papa, o período deve ser vivido com um ‘clima de oração” e fé.

A audiência geral da Semana Santa foi encerrada com a recitação do Pai Nosso em latim e a benção apostólica a todos os presentes.

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas