Gaudium news > Maringá se prepara para o 10º Encontro Nacional da Pastoral da Juventude

Maringá se prepara para o 10º Encontro Nacional da Pastoral da Juventude

Maringá (Quarta-Feira, 28-12-2011, Gaudium Press) Faltam dez dias para começar o 10º Encontro Nacional da Pastoral da Juventude (ENPJ), que pela primeira vez desde a sua criação, em 1994, será realizado na região Sul do País. O encontro acontece a cada três anos, reunindo jovens e assessores da Pastoral da Juventude (PJ) de todas as dioceses do Brasil, e esta próxima edição será realizada entre os dias 08 e 15 de janeiro de 2012, nas terras da Arquidiocese de Maringá, no Estado do Paraná.

simbolo 10º Enpj.jpg
Símbolo do 10º Encontro Nacional da Pastoral da Juventude

De acordo com a organização do encontro, os jovens participantes irão reafirmar sua eclesialidade refletindo e celebrando o tema “Somos Igreja Jovem, à luz da celebração dos 50 anos do Concílio Vaticano II; das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil (DGAE); e do Plano de Ação Pastoral da PJ”.  Embalados ainda pelo lema “Na Ciranda da vida, a nossa missão é amar sem medida”, celebrarão e se animarão para que, a exemplo do Jovem de Nazaré, vivam em comunidade e juntos possam defender a vida da juventude. 

O encontro tem como objetivo possibilitar um amplo olhar sobre a realidade juvenil brasileira, favorecendo um espaço de troca de experiências dos grupos de base, enquanto Igreja Jovem. É também um momento de assumir a caminhada da PJ para os próximos anos tendo em vista seu plano de ação, missão e intervenção social considerando a diversidade da realidade dos jovens no Brasil, analisando a conjuntura da defesa da vida da juventude a partir de seus espaços vitais. E por fim, o evento quer celebrar o Deus da vida para animar a missão de construir a Civilização do Amor, além de festejar em sintonia com toda a Igreja, os 50 anos do Concílio Vaticano II.

A expectativa dos organizadores é reunir cerca de 700 jovens de todo Brasil, representando a juventude das dioceses onde existe Pastoral da Juventude articulada. Durante os oito dias de encontro, os jovens refletirão sobre os seguintes temas: realidade juvenil e realidade teológica; plano de pastoral 2011-2016; projeto de missão e intervenção pastoral; projeto de vida; políticas públicas e direitos para a juventude; Concílio Vaticano II; projeto de revitalização da PJ da América Latina; Campanha Nacional contra a Violência e o Extermínio de Jovens; e Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil.

Entre as dinâmicas que serão realizadas no decorrer do encontro destacam-se: a construção de um grande painel do perfil da juventude brasileira; as oficinas e trabalhos em grupos sobre o plano e projetos da PJ; os debates sobre realidade juvenil e realidade teológica/eclesial; as apresentações culturais dos regionais; a marcha da Campanha contra a Violência e o Extermínio de Jovens; além é claro das celebrações, vigílias, ofícios, leitura orante da Bíblia, e outras atividades.

O evento acontecerá no Centro de Formação Bom Pastor, anexo ao Seminário Maior Arquidiocesano Nossa Senhora da Glória, localizado na Rodovia BR-376, no quilômetro 130, em Maringá. O centro é um complexo com auditórios, capelas, quartos com suíte, refeitório e cozinha industrial preparado para receber encontros religiosos e também grandes eventos. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected]

Símbolo do 10º Encontro Nacional da PJ
O símbolo do 10º Encontro Nacional da Pastoral da Juventude foi criado pela equipe de comunicação local a partir de uma proposta inicial elaborada pelo jovem Lucas Toshiaki Archangelo Okado, de Maringá. Usando traços que simulam a impressão de um pincel sobre uma tela de pintura, o símbolo é formado pelo mapa do Brasil e, dentro dele, a imagem da Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória, cartão postal de Maringá e, também, do Estado Paraná.

Os traços que formam o mapa do Brasil simbolizam a juventude de todos os cantos do país, com suas diversidades, em uma grande ciranda ao redor do ícone da Catedral, representando a unidade desta “Igreja Jovem” que busca o novo, a Civilização do Amor. (FB)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas