Gaudium news > Igreja nos Estados Unidos realiza estudo sobre vocações sacerdotais

Igreja nos Estados Unidos realiza estudo sobre vocações sacerdotais

Washington (Terça-feira, 27-12-2011, Gaudium Press) O Secretariado para o Clero, a Vida Consagrada e as Vocações da Conferencia dos Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB), leva avante, com o apoio da Fundação Conrad N. Hilton, um estudo comparativo cultural da juventude católica nos Estados Unidos.

Tal como explica a USCCB em um comunicado de imprensa, o estudo pretende identificar que traços culturais comuns e distintos afetam a juventude católica estadunidense para responder o chamado ao sacerdócio à vida religiosa. A investigação estará a cargo do Centro de Investigação Aplicada (Cara) -siglas em inglês-, e será realizado entre católicos solteiros, a partir dos 14 anos de idade.

Padres-esperam-o-Papa_Ano-S.jpg

Este estudo, dará resposta a recentes investigações que apontam a existência de pouca representação de pessoas de origem hispânica no clero, nos seminários e noviciados, embora sua população hispano americana nos Estados Unidos seja majoritariamente composta por católicos.

De acordo com o padre Shawn McKnight, Diretor Executivo do Secretariado para o Clero, a Vida Consagrada e as Vocações -que foi citado no comunicado da USCCB-, os hispanos constituem unicamente 15% dos seminaristas e 10% dos que frequentam cursos de profissão religiosa, enquanto que constitui 34% da população católica total no país norte americano.

Neste sentido, com a nova investigação, a Igreja Estadunidense pretende identificar quais são as causas específicas pelas quais os hispanos, sendo uma população católica representativa, não contam com mais vocações para o sacerdócio e a vida religiosa; e, desta maneira, encaminhar esforços nas dioceses e comunidades religiosas que levem a promover as vocações entre os descendentes de latino-americanos.

Asiáticos bem representados nos seminários e noviciados

Recentes investigações também mostraram que culturas diferentes da hispânica, como é o caso dos asiáticos, estão fortemente representadas nos seminários e noviciados.

Os asiáticos, que constituem só 4% dos católicos nos Estados Unidos, representam 10% dos que estão nos seminários. No caso das mulheres, dados recentes mostram que, no ano de 2010, 19% de asiáticas professaram os votos perpétuos. (JSG)

Com informações da Conferência Episcopal Norte-americana.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas