Gaudium news > Arquidiocese de Porto Alegre promoverá em janeiro a 24ª Romaria da Mãe de Deus

Arquidiocese de Porto Alegre promoverá em janeiro a 24ª Romaria da Mãe de Deus

Porto Alegre (Terça-Feira, 27-12-2011, Gaudium Press) A Arquidiocese de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, através do Santuário Mãe de Deus, promoverá no dia 1º de janeiro de 2012, a 24ª Romaria de Nossa Senhora Mãe de Deus (padroeira da cidade e da Arquidiocese). O evento é realizado tradicionalmente no primeiro dia do ano, feriado da confraternização universal, para pedir paz ao mundo todo.

Mesmo com a romaria acontecendo no só no primeiro dia de 2012, a celebração da padroeira da Arquidiocese de Porto Alegre teve início no dia 23 de dezembro, com a novena preparatória, e seguirá até o dia 31. Todas as noites, a partir das 19h30, os fiéis são convidados a refletirem o tema “Os rostos de Maria”. Para finalizar as festividades em honra a Nossa Senhora será realizada a romaria no dia primeiro.

A programação da romaria iniciará às 17h30, com os romeiros partindo da Gruta de Lourdes em direção ao Santuário Mãe de Deus, subindo pela Avenida Oscar Pereira na direção centro-bairro. A missa campal será celebrada às 18h30, na esplanada do santuário, com bênção das mães e benção geral. A celebração eucarística será presidida pelo arcebispo metropolitano, dom Dadeus Grings, e concelebrada pelos bispos auxiliares e demais padres da arquidiocese. Neste ano a expectativa em relação ao público estimado é muito grande, ao menos o triplo do ano anterior que chegou a mil pessoas.

“Esperamos que todos possam participar da novena e da Romaria de Nossa Senhora Mãe de Deus para agradecer e louvar a Deus pela existência desta Mulher Cheia de Graça e para que Porto Alegre assim como todos os romeiros sejam abençoados neste próximo ano de 2012”, ressaltou padre Benjamin.

Considerado um dos recantos mais bonitos da capital gaúcha, com vista panorâmica de 360 graus, o Santuário Mãe de Deus acolhe todos os anos milhares de fiéis e devotos nesta data comemorativa.

De acordo com o administrador do Santuário, Padre Benjamin Menegolla, os santuários na Igreja Católica são, antes de tudo, lugares da memória viva da ação poderosa e amorosa de Deus.

Ele ressalta que a romaria é uma peregrinação religiosa realizada pelos fiéis para um lugar santo onde normalmente encontramos um templo. “A finalidade da romaria é dar graças a Deus diretamente ou através do santo titular do santuário, além de louvar, e pedir graças. E especificamente no caso da nossa romaria, os devotos se reúnem para pedir a benção da Mãe de Deus para o novo ano que inicia”, afirmou o sacerdote.

História do Santuário
No dia 06 de dezembro de 1981, quando Dom Cláudio Colling assumiu o comando da Arquidiocese de Porto Alegre, viu que pouco existia para homenagear a Padroeira local. Poucos dias depois, o arcebispo decidiu construir um santuário arquidiocesano dedicado a Nossa Senhora Mãe de Deus e a Igreja, cujo objetivo era ser um centro dinâmico para impulsionar constantemente a evangelização e a santificação de todo o povo de Deus.

Uma imagem de Nossa Senhora Mãe de Deus, esculpida em madeira no norte da Itália, foi doada pela Congregação dos Padres Orionitas e colocada no interior do Santuário. A estátua foi benta pelo Papa João Paulo II em Roma, em 1988. O Santuário foi inaugurado em 20 de agosto de 2000 e contou com a presença do arcebispo de Colônia, na Alemanha, Cardeal Dom Joachim Meissner.

Desde o dia 1º de janeiro de 2010, os Missionários Redentoristas foram convocados para administrar o Santuário da Padroeira de Porto Alegre. Os redentoristas também atendem outros grandes locais de peregrinação como Aparecida, Divino Pai Eterno, Bom Jesus da Lapa, entre outros. A mensagem desse santuário é exaltar e glorificar o maior de todos os títulos e graças da Virgem Maria e o fundamento de sua grandeza, que é ser Mãe de Deus. (FB)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas