Gaudium news > Alberto Fujimori é condenado por crimes contra os direitos humanos

Alberto Fujimori é condenado por crimes contra os direitos humanos

Lima (Terça, 07-04-2009, Gaudium Press) O ex-presidente peruano Alberto Fujimori foi declarado culpado de violações dos direitos humanos em sentença condenatória, segundo o principal juiz do tribunal encarregado do processo, César San Martín. A pena imposta a Fujimori ainda não foi divulgada.

“As quatro acusações objeto de imputação estão provadas, além de qualquer dúvida razoável, em consequência a sentença que se emite é condenatória”, disse o juiz.

Fujimori foi acusado e declarado culpado pelos crimes de autor intelectual do atentado no distrito de Barrios Altos (Lima, em 1991), em que morreram 15 pessoas; atentado na Universidade de La Cantuta em 1992; e pelos sequestros do jornalista Gustavo Gorriti, correspondente durante do jornal espanhol El País durante a ditadura, e do empresário Samuel Dyer.

Alberto Fujimori governou o Peru com mão-de-ferro de 1990 a 2000 e é o primeiro ex-presidente da América Latina a ser julgado e condenado pela justiça de seu próprio país – ele tem ascendência japonesa, mas nasceu em Lima.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas