Gaudium news > Diocese de Montenegro (RS) prepara Cursos de Teologia para 2012

Diocese de Montenegro (RS) prepara Cursos de Teologia para 2012

Montenegro (Quinta-Feira, 22-12-2011, Gaudium Press) Neste ano cerca de 700 pessoas estudaram Teologia na Diocese de Montenegro, no Estado do Rio Grande do Sul. Em função da grande procura, em 2012 também serão disponibilizados três cursos com diferentes opções para leigos, padres e religiosos aprofundarem sua formação. Os cursos são: Teologia nível acadêmico; Teologia Fundamental; e Teologia Fundamental à distância.

O curso de Teologia Nível Acadêmico é realizado através de uma parceria entre a diocese e a Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana (Estef), com duração de dois anos. No ano que vem, haverá duas novas turmas: uma em Estrela, no Colégio Santo Antônio, nas terças-feiras, das 19h30 às 22h, com início no dia 6 de março, e outra em Bom Princípio, no Centro Catequético da Paróquia Nossa Senhora da Purificação, nas quintas-feiras, das 19h30 às 22h, iniciando no dia 8 de março.

Os interessados em fazer este curso podem se inscrever nas secretarias das paróquias até o dia 28 de fevereiro do novo ano que se aproxima. Para quem já iniciou o curso em 2011, estará automaticamente inscrito para dar continuidade à formação, que permanecerá ocorrendo no Seminário São João Maria Vianney, em Bom Princípio.

Também em Bom Princípio acontecerá o curso de Teologia Fundamental, que dará preferência para alunos das paróquias da região. As aulas também serão ministradas no Seminário São João Maria Vianney, sempre no quarto sábado de cada mês, de abril a dezembro de 2012, das 8h às 12h. As inscrições poderão ser feitas até o dia 10 de abril, com o Padre Pedro Ritter, através do e-mail [email protected].

Já o curso Teologia Fundamental à distância, oferecido pelo Correio Riograndense e pela Estef, será realizado em três módulos, com 10 lições cada módulo. Os encontros formativos, que poderão ser feitos individualmente, em família ou em grupo, ocorrerão de abril a novembro, gratuitamente. Basta ser assinante do Correio Riograndense ou buscar os textos e as informações complementares nas paróquias da região. Os temas abordados serão: “Evangelho de São Marcos”; “Sacramento da Eucaristia”; e “Sexualidade Humana”. Será fornecido certificado reconhecido pelo Ministério da Educação.

Estef
Fundada em março de 1986 por iniciativa dos Frades Menores Capuchinhos do Rio Grande do Sul e em parceria com outras Congregações Franciscanas, a Estef – Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana – tem como objetivo oferecer formação teológica aos membros de Institutos de Vida Consagrada, candidatos ao Ministério Presbiteral e lideranças das comunidades cristãs.

Para alcançar este objetivo, a Estef vem oferecendo desde então, de forma ininterrupta, o Curso de Graduação em Teologia. A partir de 1992, respondendo à demanda das comunidades eclesiais, passou a oferecer cursos de capacitação teológica (Cursos de Extensão) para lideranças eclesiais. Num primeiro momento, estes cursos começaram sendo oferecidos na própria sede da Escola. O êxito de tal iniciativa fez com que Paróquias e dioceses do interior do estado passassem a solicitar a assessoria da Estef para a formação de suas lideranças.

As Semanas Acadêmicas, palestras, debates, congressos, a publicação dos Cadernos da Estef – ininterrupta desde 1986 – e outras atividades abertas a toda a comunidade é outro modo pelo qual a comunidade teológica marca uma presença significativa no âmbito da vida religiosa, da Igreja e da sociedade.

Fernanda Baldini

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas