Gaudium news > "Ver os passos de Deus em nossa história", sugere Conferência Episcopal Chilena, em Mensagem de Natal

"Ver os passos de Deus em nossa história", sugere Conferência Episcopal Chilena, em Mensagem de Natal

Santiago (Quinta-feira, 22-12-2011, Gaudium Press) Durante uma visita realizada na última quarta-feira, 21, ao hospital de crianças Roberto Rio, em Santiago, no Chile, o arcebispo local e presidente da Conferência Episcopal do país, Dom Ricardo Ezzati, comunicou a mensagem de Natal do Comitê Permanente do Episcopado.

A missiva dirigida “a todos os fiéis e homens e mulheres de boa vontade” se intitula “Miremos o passo de Deus em nossa história”. Nela, os bispos desejam saudar e entregar uma palavra de alento a todo o povo chileno, desde “o Mistério da encarnação e a humildade do presépio”.

“Vamos a Belém; contemplemos o que ali acontece e enchamos o coração de paz, esperança e gozo. É Natal e em nossos lares oremos ante o presépio para contemplar e acolher o amor de Deus pela humanidade, e para levar ao coração a luz da esperança e da paz que nasceu em Belém”, assinala a mensagem.

“O pobre é Cristo”
Os prelados também convidam os fiéis a refletir sobre as circunstâncias que rodeiam o nascimento do menino Jesus.

“Ao olhar o presépio, contemplamos a opção radical de Deus: se fez pobre e pequeno; pôs sua tenda em nosso meio e compartilhou junto com os mais humildes, a pobre e a perseguição. Por isso o Natal interpela um país onde a pobreza e a marginalização que sofrem tantos irmãos seguente sendo somente um assunto de estatísticas, um problema incômodo que atribuímos a outros, uma fotografia que nos faça perder o rótulo de país emergente”, expressam os prelados chilenos.

Ante essa realidade, conforme a mensagem, cada um, a partir de sua responsabilidade pessoal e de cidadão, deve olhar para aqueles que sofrem com grande carência, e recordar “o instrutivo ensinamento de San Alberto Hurtado: ‘O pobre é Cristo”.

A cultura do dom que o Filho de Deus nos revela em Belém
“O Filho de Deus deitado em uma manjedoura”, continuam os bispos, “é o exemplo mais claro da gratidão de Deus para com seus filhos, e é esta constatação que deve nos motivar a romper as lógicas egoístas de nossa sociedade para nos darmos gratuitamente também a nossos irmãos, contribuindo assim a criar uma verdadeira cultura de dom em nossa realidade particular”.

A mensagem do prelados chilenos afirma ainda que “a vida muda sua trajetória quando paramos para reconhecer os demais como irmãos. Quanta injustiça, quanto abuso, quanta violência e quanto estresse evitaríamos a nossa vida pessoal e social se nos esforçássemos para construir a cultura do dom que o Filho de Deus nos revela em Belém! A estrela de Belém proclama também hoje que o mais propriamente humano é gratuito e é dom”.

“O maior presente de todos os tempos, ‘um menino recém-nascido envolto em panos e deitado em uma manjedoura’ (Lc 2, 13), questiona o nascer de uma sociedade onde, desde a mais tenra idade, se aprende que tudo se mede, se pesa e calcula. Belém nos recorda que a amizade, a alegria e o gozo plena da vida são gratuitos, como gratuito é o amor de Deus a toda a humanidade”, complementam os bispos.

Igreja: instrumento do amor de Deus ao serviço da comunidade
“Sabemos que o Evangelho é novidade que interpela e transforma”, afirmam também os prelados e é por isso que “como Igreja reconhecemo que nos tem faltado humildade e audácia para propor a mensagem cristã baseada em um testemunho de vida mais coerente, em verdade e caridade”.

Ao concluir sua missiva, os bispos desejam que “o mistério da encarnação e do nascimento de Jesus em Belém nos renove no propósito de ser uma Igreja que é fonte e instrumento do amor de Deus a serviço da comunidade”.

Por fim, dizem: “Neste espírito, lhes desejamos felizes festas de Natal, recordando, de maneira especial, os pobres, os doentes, os presos e aqueles que buscam a verdade, o amor e a justiça. Gloria a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens e mulheres amados por Ele!”.

Texto original: Igor Roco

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas