Gaudium news > Defesa Civil da Itália confirma mais de 90 mortes por causa de terremoto

Defesa Civil da Itália confirma mais de 90 mortes por causa de terremoto

Roma (Segunda, 06-04-2009, Gaudium Press) De acordo com a Defesa Civil da Itália, o terremoto que atingiu nesta segunda-feira o país, mas principalmente a cidade de L’Aquila, deixou mais de 90 mortos e 1.500 feridos. O prefeito da cidade, Massimo Cialente, disse que mais de 100 mil estão desabrigados. Cerca de 10 a 15 mil edifícios sofreram danos ou foram totalmente destruídos.

A cidade de L’Aquila, área cercada por montanhas, fica a 110 km de Roma e tem cerca de 68 mil habitantes é a área mais atingida pelo tremor. Foram confirmadas mortes também em também em Fossa, Castelnuovo, Poggio Picenze, Abruzzo e em Tormintare.

“Algumas cidades da região foram virtualmente destruídas em sua totalidade”, disse Gianfranco Fini, presidente da Câmara dos Deputados italiana. Segundo o premiê italiano, Silvio Berlusconi – que cancelou uma viagem à Rússia por conta do terremoto -, a Defesa Civil informou que 45 a 50 mil pessoas já foram retiradas da área atingida. Ele informou ainda que um acampamento com barracas será montado para abrigar de 16 a 20 mil pessoas.

Na manhã desta Segunda-Feira Santa, Bento XVI emitiu uma nota de condolências pelas vítimas da tragédia, especialmente pelas crianças, e enviou a todos uma “especial bênção apostólica”.

Pior em quase 30 anos

O tremor foi o pior a atingir o país desde 1980, quando um terremoto de 6,5 graus na escala Richter matou 2.735 pessoas no sul do país.

Segundo o Centro de Pesquisas Geológicas dos Estados Unidos, o tremor atingiu 6,3 graus na escala Richter, enquanto o Instituto Nacional de Geofísica do país afirma que foi de 5,8 graus da escala Richter. De acordo com a escala, os tremores entre 5,5 e 6,0 ocasionam pequenos danos em edificações. Entre 6,1 e 6,9 podem causar danos graves em regiões muito populosas.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas