Gaudium news > Instituto Teológico de Santa Catarina forma 15 seminaristas em 2011

Instituto Teológico de Santa Catarina forma 15 seminaristas em 2011

Florianópolis (Sexta-Feira, 16-12-2011, Gaudium Press) O Instituto Teológico de Santa Catarina (Itesc) promoveu na semana passada uma celebração eucarística de ação de graças pelo encerramento do ano letivo de 2011, que resultou na formação de 15 seminaristas do 4º ano da Teologia: três da arquidiocese de Florianópolis, três de Joinville, um de Criciúma, e dois em cada diocese de Lages, Caçador, Tubarão e Blumenau. Eles aguardam agora a avaliação de seus bispos para a definição das suas ordenações diaconais e presbiterais.

download.jpg
Dos 15 seminaristas formados em 2011, três são da Arquidiocese de Florianópolis

A missa solene, presidida pelo diretor do Itesc, Padre Vitor Galdino Feller, e concelebrada por padres professores do Instituto, contou com a participação de parentes e amigos dos estudantes. Logo após a celebração ocorreu o início do rito de formatura dos acadêmicos de Teologia, presidido também por Padre Vitor. A cerimônia foi aberta com o juramento conduzido por um dos seminaristas. Em seguida aconteceu o pedido do certificado de conclusão do curso, que foi entregue pelos professores a cada um dos formandos.

Em seu discurso, o orador da turma lembrou os colegas que iniciaram o curso e que desistiram ou suspenderam seus estudos por diversos motivos. Ele falou dos compromissos que assumem enquanto teólogos e o que Cristo espera deles, ressaltando que apesar de formados, não são teólogos prontos ainda, pois a formação deve ser contínua para melhor pregar a Palavra de Deus.

Padre Vitor, paraninfo da turma, também proferiu algumas palavras. indicando aos formandos soluções sobre os desafios que os esperam daqui para frente. Refletiu sobre a ética da vida, do diálogo, da libertação. “Cultiva-se uma Igreja de resultados, não de provações, de cruzes. Estamos no século XXI incapazes de criar uma Igreja da unidade”, afirmou.

Seminaristas da Arquidiocese de Florianópolis
Os três seminaristas formados pertencentes a Arquidiocese de Florianópolis, a saber: Kelvin Konz, 23 anos; Ewerton Martins Gerent, 24 anos; e Marcos Decker, 24 anos, estão agora aguardando o escrutino, processo em que é avaliada a conduta dos formandos. Após o término deste processo, deverão ter um encontro com o arcebispo de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck, para ser definida a ordenação diaconal, provavelmente conjunta, e as ordenações presbiterais.

Os novos teólogos
Kelvin Konz – É o mais novo entre os 15 que se formaram. Natural da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Itajaí. Desde criança sentia o despertar vocacional, o que se aflorou na adolescência. Credita isso a três fatores: a família, pela vivência da fé; ao tio, padre José Konz, já falecido, que o motivou e inspirou; e por ter sido coroinha. Papel importante na sua trajetória teve o padre Hélio da Cunha, que quando era seu pároco o envio para o Seminário. Antes de entrar, fez o Convívio e o Estágio Vocacional, o que mostrou a ele que de fato era essa a sua vocação.

Marcos Decker – Quando ainda criança, ele participou de uma celebração de padres que realizavam Missões Populares a sua comunidade, Vila Doze, em Antônio Carlos. Ficou encantado pelo jeito do padre, a maneira de falar e lidar com o povo. Descobriu ali a sua vocação. Nos anos seguintes isso foi se intensificando. Em 2001, fez o Encontrão Vocacional o que confirmou os anos de preparação para aquele momento. Em todo o processo de formação, contou com o auxílio do então também seminarista Pedro Alcido Philippe, seu colega de comunidade, e ordenado presbítero neste ano.

Ewerton Martins Gerent – Nascido em Santo Amaro da Imperatriz, na comunidade da Matriz, Ewerton sempre participou ativamente da vida da Igreja por influencia de sua família, muito religiosa. Quando ainda criança, foi coroinha e ajudou na Infância Missionária da Paróquia. Mais tarde atuou na Liturgia e na Catequese. Embora sempre tivesse o apoio dos padres franciscanos, que administram a paróquia, quis conhecer o Seminário Arquidiocesano. Fez o Encontrão e o Estágio Vocacional e decidiu ingressar no Seminário.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas