Gaudium news > Mais de 5 milhões de peregrinos festejam a Virgem de Guadalupe

Mais de 5 milhões de peregrinos festejam a Virgem de Guadalupe

Cidade do México (Segunda-feira, 12-12-2011, Gaudium Press) Com orações, cantos, festas e poemas os mexicanos renderam homenagem à Virgem de Guadalupe por ocasião dos 480 anos das aparições da “Imperatriz das Américas” ao índio São Juan Diego.

Segundo informaram vários meios de comunicação do país latino-americano, mais de 5 milhões de peregrinos dirigiram-se desde a noite de ontem, e na madrugada, para a Basílica de Guadalupe para honrar a “Morenita del Tepeyac” com a serenata das tradicionais “Mañanitas” a cargo de vários artistas mexicanos. Espera-se que para os festejos de hoje o número de peregrinos alcance 7 milhões.

Os peregrinos, que procedem de diferentes partes de México, como também de outros lugares do mundo, começaram a subir ao Templo Mariano desde o dia 8 de dezembro para participar dos atos principais da celebração mariana. Estes atos iniciaram oficialmente as 17h de ontem com recitação com a reza do terço e das Vésperas solenes presididas pelo Reitor do Santuário do Tepeyac, Dom Enrique Glennie Graue, na companhia do Cabido de Guadalupe.

Após as Vésperas e antes do canto das “Las Mañanitas”, teve lugar a tradicional Missa na Basílica, as 11:00 da noite. presidida pelo reitor do Santuário com a presença de milhões de peregrinos, que a essa hora já tomavam todo o lugar.

De acordo com o Sistema Informativo da Arquidiocese do México (Siame), na ocasião Dom Glennie exortou os presentes a imitar a São Juan Diego na simplicidade e humildade, e especialmente em seu grande amor à Virgem Maria.

Para hoje os peregrinos continuarão sua chegada e entrada por turnos no recinto mariano para venerar a imagem de Nossa Senhora de Guadalupe, assim como a ermida de São Juan Diego para receber a indulgencia parcial e plenária que desde o último dia 9 os fiéis devotos que visitem o lugar podem receber.

Os atos comemorativos concluíram hoje com uma solene Eucaristia Eucaristia na Basílica mexicana que será presidida pelo núncio apostólico no México, Dom Christophe Pierre.

A preparação para esta festa mariana começou no México desde 1º de dezembro com o tradicional “Dozavario”, quando os fiéis devotos, durante 12 dias participam do canto das horas Laudes, da celebração Eucarística e da recitação do Santo Rosário.

Com informação do Siame.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas