Gaudium news > Presépio da Praça São Pedro será homenagem à Virgem Maria

Presépio da Praça São Pedro será homenagem à Virgem Maria

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 09-12-2011, Gaudium Press) A 32ª representação do Presépio da Praça São Pedro, no Vaticano, será um homenagem à Virgem Maria, em sinal de lembrança ao Papa João Paulo II, informou no início desta semana a agência de notícias católica Zenit. Segundo nota da Santa Sé publicada pela agência o pontífice possuía uma grande devoção por Nossa Senhora.

200px-Ioannes_Paulus_IICoAsimple.png
Devoção de João Paulo II por Nossa Senhora está representada também em seu brasão

Admiração que era expressa no escudo de João Paulo II, que pretendia ser, conforme a nota da Santa Sé, uma homenagem ao mistério central do cristianismo: a Redenção. Por isso apresentava uma cruz com uma grande “M”, recordando a presença de Maria sob a cruz. Admiração que também se reproduzia em seu lema Totus Tuus (“Totalmente seu”, em latim), que o pontífice polonês escolheu quando já era cardeal.

Sobre o presépio propriamente dito, a nota da Sé explica que ele representará lugares onde historicamente ocorreu o nascimento do menino Jesus, sendo que a cena principal terá “elementos que reproduzem as arquiteturas e os lugares típicos da paisagem palestina e setores da vida diária”.

A homenagem à Virgem Maria se dará, especificamente, nas construções realizadas ao lado do presépio. Conforme a Zenit, à esquerda do cenário foi edificado um tempo sagrado, cujo objetivo é lembrar do episódio da Apresentação de Jesus no Templo, durante o qual Simeão profetizou a dor de Maria pela morte do Filho (cf. Lc 2:34-35). No mesmo espaço, algumas casas também foram construídas, Em uma dela “a disposição e a seleção das estátuas recordam o alegre anúncio do nascimento à Maria pelo anjo Gabriel” (cf. Lc 1,26-33).

Já à direita do presépio foi reproduzido um edifício utilizado por uma família. Neste cenário aparecem duas figuras femininas conversando. Segundo a nota, esta cena representa o encontro entre Maria e Isabel, sua prima. (cf. Lc 1:41-45).

A abertura do presépio acontecerá no dia 24 de dezembro ao anoitecer. O projeto e a construção do presépio e do enfeite da árvore de Natal, como todos os anos, é preparado pelos serviços técnicos do Governatorato da Cidade do Vaticano.

Com informações da Zenit.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas