Gaudium news > Guatemaltecos realizam “Queima do diabo”

Guatemaltecos realizam “Queima do diabo”

jeeyrmie-1275678596.jpg

Os chamados “fogarones” (fogueironas) são acesos as seis horas da tarde de cada dia 7 de dezembro

Cidade da Guatemala (Quinta feira, 08-12-2011, Gaudium Press) Ontem, 7 de dezembro, na véspera da data em que o santoral católico aponta como o dia da Concepção da Virgem Maria, os guatemaltecos realizam tradicionalmente o que chamam de  “Quema del Diablo”. 

Com fogueiras, eles incineram seus pertences velhos e com isso querem simbolizar seu desejo de “purificação”. Pois, para eles, “queimar o diabo” nesse dia simboliza uma batalha entre o bem e o mal. Uma batalha em que o bem ganha quando o diabo é queimado. 

Estudiosos das tradições da região afirmam que esta celebração é praticada na Guatemala desde o século XVI e que ela é o ponto de partida para as demais comemorações natalinas que chega a seu auge na noite do Santo Natal (“Nochebuena”) no dia 24 de dezembro.

Os chamados “fogarones” (fogueironas) são acesos as seis horas da tarde de cada dia 7 de dezembro.

Para os guatemaltecos o fogo das inúmeras fogueiras simboliza a luz da Virgem e sua vitória sobre o demônio, segundo informa o historiador Celso Lara, especialista em história das tradições populares.  

Nos primeiros anos desta cidade que foi fundada em 1776, as fogueiras iluminavam os caminhos da procissão noturna da Virgem da Conceição. E o historiador afirma que, como todas as tradições relacionadas com a Concepção Imaculada da Virgem é ela uma das mais importantes desse país da América Central, muito embora a “Quema del Diablo” seja uma tradição celebrada unicamente na capital.  

Nos dias que antecedem a “queima”, os guatemaltecos, sobretudo os meninos, realizam uma verdadeira devassa, tiram de suas casas objetos em desuso. Recolhem  palhas, ramos secos de árvores, papeis e fazem com eles montes e aguardam ansiosos o esperado e alegre dia em que os transformarão em grandes fogueiras. 

20091222-guatemala1.jpg
Com fogueiras, eles incineram seus pertences velhos

Chegada a hora da “Quema del Diablo” a euforia é aumentada com os estouros de foguetes e da queima dos fogos de artifício. 

Nos últimos anos está cada vez mais popularizada a queima de pequenos bonecos em forma de diabo, montados em hastes de arame cobertas com papel vermelho. 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas