Gaudium news > “O Advento é o silêncio, a reflexão e a espiritualidade”, destaca o arcebispo emérito de Juiz de Fora

“O Advento é o silêncio, a reflexão e a espiritualidade”, destaca o arcebispo emérito de Juiz de Fora

Juiz de Fora (Quinta-feira, 08-12-2012, Gaudium Press) No contexto do Advento, o tempo em que os fiéis católicos esperam ansiosamente pelo Natal, o arcebispo emérito de Juiz de Fora, em Minas Gerais, Dom Eurico dos Santos Veloso, dedicou seu artigo a João Batista e a Virgem Marias, duas figuras que, conforme o prelado, são singulares e queridas em nossa vida de fé.

Primeiramente, comentado a respeito de João Batista, o arcebispo de Juiz de Fora diz”que ele é o precursor, a voz que clama aquele que nos aponta o Cristo”. Conforme o prelado, é João Batista que convoca o povo a convocar seus pecados em público e a mudar radicalmente de vida, marcado pela simplicidade, “quase que ascético para preparar o caminho que estiver torto para o caminho direito que nos leva a Manjedoura de Belém.

56b4a274aadd27b9029f74c321ade251fe73aee2.jpg
Dom Eurico diz que o Advento nos chama a voltar os nossos
olhos para os
caminhos que só Jesus Cristo pode nos oferecer

Segundo Dom Eurico, é João Batista também que denuncia os desmando e as corrupções de seu templo, chamando os pecadores a procurarem a penitência e a emenda total. “João Batista nos chama a ser homens e mulheres da verdade sem se esquecer da caridade. João Batista nos ensina que somente na honestidade encontraremos o caminho de Deus neste vale de lágrimas que nós peregrinamos rumo ao infinito, as delicadezas de Deus”, afirma.

Já sobre Virgem Maria, Dom Eurico declara que ela também pode ser chamada de Nossa Senhora do Advento, pois ela é “a escolhida por Deus para nos dar, por obra e graça do Divino Espírito Santo, o Salvador e Redentor da Humanidade, o seu Filho Jesus Cristo, o Deus Menino que nos foi dado pelo Pai”. Trata-se de “Maria, a Virgem que sabe ouvir. Maria a Mulher da escuta da Palavra de Deus. Maria a mulher que não duvidou de Deus e apenas disse, coração alegre e jubiloso, o seu Fiat”, salienta o arcebispo.

Continuando seu elogio à Virgem, Dom Eurico explica que Maria nos ensina “neste tempo favorável de esperança e de silencio, a entrar no mistério do Redentor que veio ao mundo para nos salvar”. Conforme o arcebispo, Maria nos matricula na escola do discipulado e da missão “para levar o Cristo a quem não deixa ainda Ele nascer em seu coração, em seu trabalho e em sua vida”.

No contexto das vidas de João Batista e Maria, fica-se claro que a caraterística fundamental do Advento é o silêncio, a reflexão e a espiritualidade. “Jesus quer nascer de novo nos corações daqueles que vivem como se Deus não existisse, que querem fazer uma experiência de fé que não é aquela pregada por Jesus”, afirma.

Por fim, Dom Eurico diz que o “Advento nos chama a voltar os nossos olhos, os nossos corações, as nossas vidas, o nosso procedimento para os caminhos virtuosos que somente Jesus Cristo pode nos oferecer. Guiados pela voz da Verdade proclamada por João Batista preparemos o nosso Natal buscando sempre o exemplo de Maria: “Fazei tudo o que Jesus vos disser!”.

E conclui seu artigo desejando a todos os leitores um “Bom Advento!”.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas