Gaudium news > Otávio Rocha, no Rio Grande do Sul, celebrará 30 anos da festa da Gruta, em honra a Nossa Senhora das Graças

Otávio Rocha, no Rio Grande do Sul, celebrará 30 anos da festa da Gruta, em honra a Nossa Senhora das Graças

Otávio Rocha (Terça-Feira, 06-12-2011, Gaudium Press) O Distrito de Otávio Rocha, em Flores da Cunha, no Rio Grande do Sul, realizará no próximo dia 11 de dezembro a 30ª Festa da Gruta, em honra a Nossa Senhora das Graças. Localizada a um quilômetro da sede do distrito, a gruta recebeu no dia 20 de janeiro de 1980 uma imagem de Nossa Senhora das Graças e, desde então, durante todo o ano recebe devotos em busca de graças e proteção.

gruta tem altar de nossa senhora.jpg
Em frente à gruta despenca uma cascata de aproximadamente 25 metros de altura

O já tradicional encontro religioso integra o calendário de eventos do município. A programação da festa terá início com uma concentração de tratores, no Parque da Gruta, às 9h. Logo na sequência, às 11h, será realizada a missa solene, presidida pelo padre Vitor Cecatto e animada pelo Coral Integração. Após a celebração eucarística haverá um almoço no salão da Gruta. Também será possível, para aqueles que desejarem, almoçar nos bosques.

O evento, promovido pela Associação dos Amigos de Otávio Rocha e com o apoio da Prefeitura de Flores da Cunha, recebe milhares de devotos que recorrem a Nossa Senhora das Graças para obter curas, bênçãos e proteção. É importante lembrar que a grande maioria de imigrantes italianos que colonizaram o Sul do Brasil veio da região do Vêneto, que se destaca por ser uma terra de profunda devoção mariana.

Isto explica porque as regiões colonizadas pelos vênetos, principalmente nos três estados do Sul do país, Nossa Senhora, sob diversas denominações, deu origem a comunidades, oratórios, grutas, capelas e santuários. Uma característica da fé em Maria na região italiana, que foi trazida pelos colonizadores para o Brasil, é a especial devoção à Madonna delle Grazie, isto é Nossa Senhora das Graças.

Assim se pode entender um pouco mais como nasceu a devoção e manifestação de fé e de amor a Nossa Senhora das Graças no distrito de Otávio Rocha, que foi colonizado em 1882 por imigrantes provenientes da província italiana de Vicenza, localizada na região do Vêneto.

festa da gruta.jpg
O Parque da Gruta está aberto para visitação de domingo a segunda-feira, das 8h às 18h

Parque da Gruta
O Parque da Gruta é uma área localizada a um quilômetro da vila de Otávio Rocha que abriga em seu interior uma gruta natural e cascata. A gruta é formada por uma grande rocha que se projeta sobre a gruta. Em frente à gruta despenca uma cascata de aproximadamente 25 metros de altura que forma um lago natural.

No interior da gruta há uma fonte natural e, em local de destaque, sobre uma rocha interna está a imagem de Nossa Senhora das Graças. O parque está encravado em uma grande área preservada de mata nativa e é um dos mais importantes pontos de atração turística do município de Flores da Cunha. O local está aberto para visitação de domingo a segunda-feira, das 8h às 18h.

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas